Unidades de Conservação

 Acervo GEMA

Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí

O Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto n°.058 de 26 de agosto de 2005 e possui uma área de 8 hectares. Localiza-se a leste da cidade de Naviraí, com sede na Rua Bandeirante, n°501, sendo a única UC do município de Naviraí localizada totalmente em área urbana. Seu nome vem do Córrego Cumandaí, “feijãozinho” na língua Guarani, que nasce a 600 metros do Parque.

O objetivo do PNMCC é assegurar e contribuir para a conservação de seus recursos naturais; atenuar os impactos negativos sobre a nascente do Córrego Cumandaí de forma a garantir sua preservação; proporcionar conforto ambiental a população e transformar a percepção ambiental ao fomentar práticas de educação ambiental.

A vegetação do PNMCC é pertencente à fitofisionomia de Floresta Estacional Semidecidual abrigando importantes espécies de árvores, como a peroba-rosa, cedro-rosa, jaracatiá, canela, angico e jequitibá.

Essa Unidade de Conservação tem grande importância para a diversidade da avifauna, representada, por exemplo, por bico-de-agulha, canário-da-terra-verdadeiro, tucanuçu, papagaio-verdadeiro, rolinha-roxa, beija-flor-dourado, entre outras. Os anfíbios e répteis podemos destacar a presença do sapo-boi e teiú-gigante. Destacam-se também espécies de pequenos mamíferos como cutia, cateto e tatu-galinha e de grande porte como o bugio.

Fonte: Acervo GEMA

Fonte: Acervo GEMA

Fonte: Acervo GEMA

 Acervo GEMA

Parque Natural Municipal de Naviraí

O Parque Natural Municipal de Naviraí é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto nº 051 em 18 de março de 2009, pelo Poder Público Municipal, e possui uma área de 16.241,27 hectares, localizada a 45 quilômetros da área urbana, com acesso pela Estrada Naviraí – Poro Caiuá (MS 489).

Trata-se de uma região estratégica no contexto biogeográfico, que representa um dos mais importantes remanescentes das várzeas do Rio Paraná juntamente com demais Unidades de conservação do entorno.

Tem como objetivo é preservar o meio ambiente, a diversidade biológica, os ecossistemas naturais, proteger belezas cênicas e espécimes em perigo e ameaçadas de extinção.

Sua hidrografia é representada pela Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, sub-bacia do Rio Ivinhema, e micro-bacia do Rio Laranjaí. Destacando-se também o canal do Rio Mirim entre outros cursos d´água.

O PNMN localiza-se no Bioma de Mata Atlântica, sendo a fitofisionomia mais representativa a floresta estacional semidecidual que abriga espécies animais e vegetais de ampla distribuição geográfica. Os principais ambientes são os campos inundáveis de capituva, capões, matas ciliares e mata paludosa (pindaíva).

Dentre as espécies registradas destacam-se a onça-pintada, o cervo-do-pantanal, o furão, a jaritataca, entre outras. A avifauna da região é bastante diversa com representantes de passeriformes, aves aquáticas e aves de rapina. Répteis e anfíbios também são encontrados em grande diversidade, entre eles, estão jacarés, tartarugas e serpentes.

Fonte: Acervo GEMA

Fonte: Acervo GEMA

Fonte: Acervo GEMA

 Acervo Dione Sales dos Santos

Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, possui área de 73.345,15 hectares localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. Desse total 16.284,8512 hectares estão localizados no município de Naviraí. O acesso se dá pela MS141 e MS283 (Sete Placas).

Criado por meio do Decreto de Lei n° 9.278 de 17 de dezembro de 1998, foi à primeira Unidade de Conservação constituída no estado de Mato Grosso do Sul. Sua criação foi motivada pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta/CESP (Porto Primavera).

Os varjões do Parque do Ivinhema compreendem o ultimo trecho livre, sem represamento do rio Paraná, sendo uma área de inundação periódica que protege refúgios de espécies animais e vegetais do Cerrado e da Floresta Estacional, além de ser um corredor Ecológico para espécies migratórias.

Têm como principais objetivos conservar os fragmentos de Floresta e os remanescentes de várzea, ecossistema associados de Ivinhema e do Paraná, manter mecanismos de regulação natural das bacias hidrográficas locais, promover a preservação da diversidade genética das espécies que habitam o parque, principalmente aquelas ameaçadas de extinção.

A Unidade de Conservação tem grande importância para a diversidade da avifauna, representada, por exemplo, por martim pescador, cegonha, mergulhão, biguá, socó-boi. Suas lagoas também são criatórios naturais de algumas espécies de peixes, e seus varjões têm importância para mamíferos como: onça parda, onça pintada, gato palheiro, gato jaguarundi, cervo–do-pantanal, queixada, capivara e mão-pelada.

Fonte: Acervo GEMA

Fonte: Acervo Reginaldo Oliveira

Fonte: Acervo Reginaldo Oliveira

 Acervo GEMA

Parque Nacional de Ilha Grande

O Parque Nacional de Ilha Grande é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada no dia 30 de Setembro de 1997 pelo Decreto S/N.º da Presidência da República, com uma área de 78.875,00 ha, situado na divisa dos estados do Mato Grosso do Sul (Naviraí, Mundo Novo, Eldorado e Itaquiraí), Paraná (Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma). Sendo que desse total , 21 ilhas com área de 6.585,6880 hectares estão localizadas no município de Naviraí.

É formado por um arquipélago com mais de 180 ilhas, além de uma área de várzea continental do estado do Paraná, perfazendo a extensão de aproximadamente 140 km, sendo o último trecho não represado do rio Paraná.

Ao longo deste trecho, desembocam quatro dos afluentes mais importantes do Rio Paraná: na margem direita o Amambai e o Iguatemi; e na margem esquerda o Ivaí e o Piquiri. Um pouco à montante do extremo norte do Parque desemboca, também na margem direita, o rio Ivinhema, cujas várzeas e pântanos formados no encontro com o rio Paraná também são protegidos por outras unidades de conservação.

A região central das ilhas maiores, pelas condições naturais e por ser local de difícil acesso, mantém populações de animais que tem como habitat principal áreas de várzeas, entre eles o cervo-do-pantanal, capivara, anta e jacaré-do-papo-amarelo.

Fonte: Acervo ICMBio

Fonte: Acervo ICMBio

Fonte: Acervo GEMA

 Acervo GEMA

Reserva Particular Patrimônio Natural Santa Cecília

A Reserva Particular Patrimônio Natural Santa Cecília é uma Unidade de Conservação de Uso sustentável, criada em área privada, por ato voluntario do proprietário, em caráter perpétuo, instituída pela poder público pela Resolução SEMAC N.º 23, de 06 de outubro de 2011. Localiza-se a 50 quilometros da área urbana, com acesso pela estrada Naviraí – Porto Caiuá (MS 489).

A RPPN possui área de 112,2360 hectares e está localizada na planície de inundação do Rio Paraná, composta com formações de várzeas com predominância de vegetação campestre e sub-arbustiva, com fragmentos de floresta estacional semi-decidual nos médios e baixos terraços, associação vegetacional característica destes ecossistemas.

Encontra-se inserida na APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, limítrofe ao Parque Natural Municipal de Naviraí e no entorno do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Parque Nacional de Ilha Grande.

Contribui de forma significativa na ampliação da conservação desta região, principalmente na construção de corredores de biodiversidade conectando os grandes remanescentes deste rico sistema natural, protegendo uma amostra representativa da planície de inundação do Rio Ivinhema, que possui importância significativa na conservação dos remanescentes do Bioma Mata Atlântica na Bacia do Rio Paraná.

Fonte: Acervo GEMA

Fonte: Acervo GEMA

Fonte: Acervo GEMA

 Acervo GEMA

Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná

A APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, constituída por áreas públicas e privadas, e tem como objetivo geral disciplinar o processo de ocupação das terras, proteger os recursos bióticos e abióticos dentro de seus limites, procurar assegurar o bem-estar das comunidades locais.

A APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná foi criada no dia 30 de Setembro de 1997 pelo Decreto S/N.º da Presidência da República e possui uma área de 1.003.059 ha e um perímetro de 821,76 Km, sendo que 134.287,4900 hectares estão localizados no município de Naviraí.

Compreende ilhas e ilhotas do rio Paraná, águas interiores, áreas lagunares, várzeas e áreas de terra firme que margeiam o rio Paraná. Possui em seu interior e entorno várias outras Unidades de Conservação.

A Unidade está localizada nos estados do Mato Grosso do Sul (Naviraí, Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Ivinhema, Nova Andradina e Bataiporã), no Paraná (Terra Roxa, Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso, Icaraíma, Ivaté, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena, Nova Londrina e Diamante do Norte) e São Paulo (Rosana).

A APA possui como principais atributos ecológicos e de beleza cênica, fragmentos de áreas de várzea ainda preservados, além das ilhas e praias de água doce do rio Paraná.

Fonte: Acervo GEMA

Fonte: Acervo GEMA

Fonte: Acervo GEMA

PLANO MANEJO PNMCC 2018 (Alta Resolução)

Esta publicação contém o resumo executivo do Plano de Manejo do PNMCC criado pelo Decreto Municipal n°89 de 2012.

PLANO MANEJO PNMCC 2018 (Baixa Resolução)

Esta publicação contém o resumo executivo do Plano de Manejo do PNMCC criado pelo Decreto Municipal n°89 de 2012.

PLANO DE MANEJO PNMN (ENCARTE I)

Esta publicação contém a Caracterização Geral do Plano de Manejo do PNMCC criado pelo Decreto Municipal n°89 de 2012.

PLANO DE MANEJO PNMN (ENCARTE II)

Esta publicação contém a Diagnóstico do Plano de Manejo do PNMCC criado pelo Decreto Municipal n°89 de 2012.

PLANO DE MANEJO PNMN (ENCARTE III)

Esta publicação contém a Planejamento do Plano de Manejo do PNMCC criado pelo Decreto Municipal n°89 de 2012.