Vigilância Sanitária intensifica as ações de fiscalização e alerta sobre o risco do chumbinho

18 de agosto de 2022
    - Saúde
    - Vigilância Sanitária

Após várias denúncias de envenenamento de animais, o Núcleo de Vigilância Sanitária de Naviraí intensificou a fiscalização em estabelecimentos comerciais com o objetivo de verificar a venda de produtos irregulares comercializados como raticidas, em especial o “chumbinho”.

O setor alerta que o “chumbinho” foi banido do mercado brasileiro e está proibido no Brasil a produção, comercialização e o uso de qualquer agrotóxico à base de aldicarbe. No entanto, muitas pessoas continuam buscando o produto e o comércio clandestino tem sido o único modo de obtê-lo.

Para combater essa prática ilegal a Vigilância Sanitária realizou nos dias 16 e 17 de agosto, trabalhos de busca e apreensão. Durante as visitas, os comerciantes foram orientados sobre o risco da venda da substância. Vale ressaltar que as pessoas que vendem ou compram o produto respondem administrativamente na Vigilância Sanitária por violar a Lei Federal nº 6360/1976, a Lei Estadual nº 1293/92 e a RDC da ANVISA nº 34/10, bem como podem ser indiciadas por crime contra a saúde pública.

“O chumbinho não possui registro no Ministério da Saúde ou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e acaba sendo comercializado de maneira ilegal. Esse produto é tóxico para o meio ambiente, pessoas e animais e não possui antídoto, além de não ser eficiente para o controle de roedores”, frisou a fiscal de Vigilância Sanitária Cristiane da Costa Vazon.

Para denunciar os locais com venda do produto, o cidadão pode entrar em contato diretamente na Vigilância Sanitária Municipal na Rua Porfírio Marcelino de Araújo, 403, Centro ou pelo telefone 67 99608-8666.