Vigilância Sanitária de Naviraí realiza palestras destinadas a empresários e manipuladores de alimentos

16 de setembro de 2022
    - Saúde
    - Segurança do Trabalho
    - Vigilância Sanitária

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí – por intermédio da Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Serviço de Saúde do Trabalhador e Controle de Vetores – em parceria com o curso de Engenharia de Alimentos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) – promoveram nesta quinta-feira (15/09), um ciclo de palestras de capacitação destinada a proprietários e manipuladores de alimentos de lanchonetes, trailleres, pizzarias e demais estabelecimentos que prestam serviços de alimentação.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A palestra de “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” atraiu aproximadamente 60 participantes, teve quatro horas de duração e foi ministrada por alunas do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS e a fiscal de Vigilância Sanitária Cristiane da Costa Vazon. O evento aconteceu no anfiteatro da UEMS.

As boas práticas de higiene visam evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. Elas devem ser seguidas a risca pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Durante o evento a Enfermeira do Trabalho, Tatiane Mesquita Henrique Gonçalves, abordou temas relacionados a saúde dos trabalhadores e da NR-06 que regulamenta a execução do trabalho com uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. A Educadora em Saúde, Ângela Maria Alves de Oliveira, falou sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti que é transmissor de doenças virais como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

O objetivo do evento foi auxiliar comerciantes e manipuladores sobre a forma adequada de preparar, armazenar e manusear os alimentos de maneira higiênica e segura, para oferecer alimentos saudáveis ao consumidor final. As palestras continuarão em datas futuras, previstas para acontecerem nos dias 23 e 30 de setembro.