Trabalho desenvolvido pelo serviço de inspeção fomenta o comércio local

30 de julho de 2018
    - Desenvolvimento Econômico

SIM – Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura de Naviraí é órgão que regulamenta e fiscaliza a industrialização de produtos de origem animal no âmbito municipal, e a Administração Municipal implantou o Serviço com o intuito de fomentar o comercio local, atendendo uma demanda que era solicitada há muitos anos por empresários do setor, a fim de regularizarem seus produtos, ficando assim livres para comercializa-los com segurança.

Nas visitas realizadas aos estabelecimentos a Médica Veterinária do SIM Ana Paula Catalano Neto trabalha de forma bastante orientativa, estreitando assim o laço de confiança e parceria com o empresário. “É na base de muito diálogo que conseguimos atingir nossos objetivos, onde um deles é fazer com que os estabelecimentos sigam a legislação sanitária vigente, porém, de uma forma muito eficiente e tranquila”, disse Ana Paula, que além de fornecer orientações no momento das visitas, realiza também palestras e treinamentos para os usuários do serviço e interessados.

Nesse sentido, por meio deste trabalho de capacitação, desde a criação do SIM muitos empresários registrados já dobraram e alguns até triplicaram sua produção; pois um produto registrado em um rótulo adequado, que segue as legislações sanitárias fica muito mais atrativo aos olhos do consumidor, além de se tratar de um produto seguro do ponto de vista higiênico-sanitário.

Os estabelecimentos registrados no SIM seguem exigências de Boas Práticas de Fabricação, englobando higiene das instalações, higiene e saúde do manipulador, capacitação técnica, entre outros pontos.

O Gerente de Desenvolvimento Econômico, Fernando Tadashi Kamitani, destaca que tão importante quanto à busca por novos empreendimentos é fomentar os já existentes, e isso é feito pelo Serviço de Inspeção Municipal aos pequenos empresários e produtores rurais que atuam neste seguimento.

Os interessados em esclarecer eventuais dúvidas podem procurar o SIM que atende na Gerência de Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida Campo Grande n° 661-A, Centro.