Saúde de Naviraí registrou 81 casos de Dengue em 2022 e alerta para os cuidados básicos de prevenção

19 de janeiro de 2023
    - Vigilância Epidemiológica

A Gerência Municipal de Saúde da Prefeitura de Naviraí, por meio da Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Controle de Vetores, registrou 420 notificações de casos suspeitos de Dengue em 2022. Destes, 334 deram resultados negativos e 81 positivos. Felizmente, no ano passado nenhum óbito em decorrência da doença foi registrado no município.

As maiores incidências de criadouros do Aedes foram constatadas em entulhos e lixos (Foto: Divulgação)

Nas primeiras semanas de 2023, entre os dias 01 e 16 de janeiro, ocorreram 05 notificações e 01 caso foi confirmado. Por se tratar de época com dias chuvosos e quentes, a Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Controle de Vetores alertam para os cuidados básicos que a população deve ter para evitar o acúmulo de água, que podem se transformar em criadouros do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

No ano passado as maiores incidências de criadouros do Aedes foram constatadas em entulhos, lixos, pneus, ralos, piscinas, caixas d’água, vasos de plantas e bebedouros de animais domésticos.

Bloqueios com aplicação de inseticida por meio de pulverizadores são realizados nas áreas onde são registradas as ocorrências de casos suspeitos de Dengue (Foto: Divulgação)

O primeiro LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti) de 2023 em Naviraí, apontou taxa de 1,5%, o que representa médio risco, considerado de alerta pelo Ministério da Saúde. O primeiro LIRAa do ano servirá para nortear as ações a serem implantadas nos próximos dois meses, como bloqueios nas áreas onde são registradas as ocorrências de casos suspeitos de Dengue, com aplicação de inseticida por meio de pulverizadores para que sejam exterminados os eventuais criadouros do mosquito transmissor da doença.