Saúde de Naviraí participa de Curso de Estomia com equipes da SES e Hospital Regional

15 de agosto de 2022
    - Saúde

Servidores lotados na Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí, participaram na sexta-feira (12/08), de um curso de capacitação que aconteceu no anfiteatro da unidade local da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Foto: Divulgação

Tendo como tema “Cuidados básicos com Estomias e uso dos equipamentos coletores”, o curso de capacitação foi ministrado por Juliana Medeiros (Gerente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES – Secretaria Estadual de Saúde) e a enfermeira Taciana Alencar (Estomaterapeuta e Gerente da Clínica Cirúrgica do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), reunindo representantes das secretarias de saúde de municípios que compõem a microrregião de Naviraí.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A chefe do Poder Executivo esteve no evento, reforçando a importância de capacitações desta natureza, “pois qualquer um pode estar estomizado em decorrência de acidentes ou doenças, de forma temporária ou permanentemente”. Segundo a SES temos hoje por volta de 1700 pacientes estomizados em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

A capacitação abordou cuidados básicos com Estomias e uso dos equipamentos coletores, destinados aos profissionais de saúde que, direta ou indiretamente, participam de todo o processo junto ao estomizado e são fundamentais para sua recuperação.