Saúde de Naviraí inicia dia 23 de março a vacinação contra a Influenza

10 de março de 2020
    - Saúde

Apesar de estar marcado para o dia 9 de maio de 2020 o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza no Brasil, o Ministério da Saúde irá antecipar essa programação e nós aqui em Naviraí, por determinação federal, iremos iniciar a aplicação de vacinas contra essa doença a partir do próximo dia 23 de março, cuja campanha será dividida em três fases. A enfermeira Danila Queiroz que é a gerente do Núcleo de Epidemiologia da Gerência Municipal de Saúde de Naviraí, disse que existe algo determinado pelo Ministério, mas já está havendo mudanças, assim ela não pode afirmar quais serão os grupos atendidos por primeiro.

Camila Queiroz disse ser importante começar a divulgação da antecipação da campanha de vacinação para as pessoas irem se preparando para este momento, principalmente, aquelas que tem prioridade e estão inseridas dentro dos grupos prioritários. “Elas precisam providenciar a receita da medicação, o laudo que comprove essa prioridade para ela ter acesso a essa vacina. Os profissionais de saúde vão usar a carteirinha do conselho para delimitar esses profissionais. Os demais é só os documentos pessoais”, explicou ela.

Ao falar sobre como deve proceder quem tem doença crônica, Camila Queiroz ressaltou que “quem tem alguma doença crônica deverá levar os documentos que comprovam a sua situação. Tanto laudo como receita médica atual. A gente estará aceitando até com duração de dois anos do uso prolongamento dessa medicação ela tem direito a vacina”, salientou a enfermeira.

MUDANÇAS ESTE ANO

Danila Queiroz explicou por orientação do Ministério da Saúde, “esse ano ocorreu mudanças e vai estar incluindo a partir de 55 anos. É o primeiro ano que vamos abordar essa idade, então não é só acima de 60 anos. Então vamos continuar com as crianças de 6 meses até 5 anos e os idosos, agora adultos, a partir de 55 anos”, disse ela. Segundo ela ainda não existe a quantidade exata que vamos receber das vacinas, porque o cálculo é feito pelo IBGE e nem o Governo Estadual as recebeu ainda. “É estimado nesta faixa etária e eles mandam essa quantidade mais uma percentagem mas ainda não foi determinado a quantidade de doses que serão encaminhadas para Naviraí. Até porque, nem o Estado ainda recebeu essas doses. Então não tem ainda como saber quantas doses vamos receber”, salientou Danila, lembrando mais uma vez que apesar de ainda estar marcado o Dia D da campanha para dia 9 de maio, ela começa a ser aplicada em todo o Brasil a partir do dia 23 de março.

SAÚDE PREOCUPA O PREFEITO

Ao falar sobre a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, o prefeito Dr. Izauri Macedo ressaltou que “desde o início de nossa gestão estamos hipotecando total apoio às essas iniciativas, porque a saúde pública é uma de nossas principais prioridades em Naviraí. Queremos sempre oferecer o melhor à nossa gente”, disse ele.