Saiba como acessar a Carteira de Trabalho Digital

Saiba como acessar a Carteira de Trabalho Digital
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    10 de junho de 2020
  • Orgãos Municipais:
    - Casa do Trabalhador
  • Compartilhe!

Desde setembro de 2019, o Governo Federal publicou a Portaria nº 1.065, que trata da Carteira de Trabalho Digital. De acordo com a nova regra, a versão eletrônica passa a substituir a Carteira de Trabalho e Previdência Social em papel, documento obrigatório para qualquer pessoa física que venha a prestar algum serviço no mercado de trabalho.

Agora no cenário da pandemia do novo coronavírus para poder verificar sua situação de trabalho, ou pedir o Seguro Desemprego já não pode ser realizado presencialmente.
Nesse sentido, o Ministério do Trabalho comunicou a necessidade de facilitar esses e outros trâmites através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Segundo informações do Ministério do Trabalho, para poder ter acesso, basta baixa o app do Ministério disponível em: App Store (sistema IOS) ou Play Store (sistema Android).
Depois de fazer o download, será necessário fazer o login, inserindo seu CPF. É preciso lembrar que caso não tenha feito antes, será necessário realizar o cadastro no portal do governo, veja aqui como fazer.

O QUE É A CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL?

Carteira de trabalho digital é um documento virtual que substitui a CTPS física, criado pelo Ministério da Economia para modernizar o acesso ao histórico profissional. Ela pode ser acessada por todos os cidadãos brasileiros por meio do app CTPS Digital, disponível para smartphones Android e iOS.

A carteira de trabalho digital traz diversos benefícios para as empresas e trabalhadores.
Um dos principais é a agilidade na solicitação, já que não é mais preciso se deslocar e enfrentar filas para emitir o documento.

Tudo é feito on-line, de forma rápida e prática.

Outra vantagem é a facilidade no acesso e consulta de informações.
Com o app, os dados de todas as experiências trabalhistas ficam disponíveis em um único ambiente, otimizando a fiscalização dos vínculos empregatícios.

MUDANÇAS NAS ANOTAÇÕES

Com a carteira de trabalho digital, os procedimentos de anotação deixam de existir, já que não há um sistema específico a ser alimentado pelo empregador.
Como tudo é lançado no eSocial, os processos ficam menos burocráticos, pois a partir de agora não é mais preciso atualizar a CTPS física.

HABILITAÇÃO DO DOCUMENTO

Uma dúvida recorrente sobre o assunto é: quem já tem a CTPS física pode ter a virtual? A resposta é sim. A carteira de trabalho digital já está previamente emitida para todos os brasileiros e estrangeiros com CPF. Basta habilitar o documento pelo aplicativo e começar a usar.

PROCESSO DE ADMISSÃO

O profissional não precisa mais apresentar a CTPS física ao ser contratado.
É só informar ao empregador o número do CPF e o registro é realizado de forma totalmente digital, assim como todos os lançamentos de dados posteriores.

NÚMERO DA CARTEIRA DE TRABALHO

O número da CTPS em papel não consta na carteira de trabalho digital.
Na versão eletrônica, o que vale é o CPF, simplificando o registro.

COMO O RH DEVE ORIENTAR SOBRE A MUDANÇA?

Muitas pessoas ainda não sabem sobre essa mudança na carteira de trabalho, por isso o RH deve garantir que todos os colaboradores sejam devidamente informados.
Organize uma campanha interna sobre a carteira de trabalho digital, explicando seu funcionamento, sua importância e o passo a passo para habilitá-la.

É importante manter parte da equipe sempre à disposição para orientações, já que assuntos como esse sempre geram muitas dúvidas.
Informe também o candidatos já no processo seletivo sobre as mudanças no processo de admissão. Dessa forma, todas as contratações, atualizações de dados e desligamentos serão feitos de forma muito mais simples e ágil.

Como vimos ao longo do artigo, a carteira de trabalho digital chegou para facilitar a vida dos empregadores e trabalhadores, mas é preciso ficar atento aos detalhes da mudança.

Por isso, garanta que o RH e toda a equipe da sua empresa fiquem por dentro da novidade, a fim de evitar ruídos de comunicação e facilitar os processos no dia a dia.