Rhaiza Matos recebe reivindicações da Cooperativa de Catadores de Recicláveis

Prefeita de Naviraí faz visita de trabalho à unidade de processamento de materiais recicláveis e confirma disposição da Administração em apoiar o empreendimento 

 

A prefeita Rhaiza Matos visitou, na manhã de ontem (21-09), a sede da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Naviraí e Região (Recicla Naviraí). Acompanhada pelo gerente de Meio Ambiente Luiz Alberto Ávila da Silva Júnior, a chefe do Executivo foi conhecer a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis.

 

Durante visita ao setor administrativo e ao galpão onde estão instalados os maquinários e toda unidade de processamento, Rhaiza Matos recebeu explicações da presidente da Recicla Naviraí, Marcela Morinego Vera Ajala, e do líder dos recicleiros Fernando Jardim.

Da esquerda para direita: Presidente da Recicla Naviraí Marcela Ajala, prefeita Rhaiza Matos, gerente de Meio Ambiente Luiz Alberto Ávila Júnior, e o líder dos recicleiros Fernando Jardim. Foto: Roney Minella

 

“Após a coleta feita em toda a cidade pelos caminhões e catadores da Recicla Naviraí, o material reciclável chega pelo setor de recebimento, vai para a triagem, na sequência é feita a classificação e separação e, por último, o processamento, onde os materiais são pesados e montados os fardos”, explicou Marcela Ajala.

 

A secretária Executiva da Recicla Naviraí, Jaine Lobo da Silva, informou que a cooperativa é formada por 26 cooperados e que o volume da coleta é variável de um dia para outro. “Porém, a nossa meta é atingir 250 toneladas/mês de coleta de resíduos reutilizáveis e recicláveis. Mas, para isso, precisamos da população, contribuindo com a separação do lixo reciclável e disponibilizando-o para a coleta seletiva”, frisou Jaine Lobo.

Vista parcial da unidade de processamento de materiais recicláveis. A Recicla Naviraí solicita apoio do Município para recuperação do piso do galpão. Foto: Roney Minella

 

Ao final da visita de trabalho, a prefeita Rhaiza Matos recebeu quatro ofícios da Recicla Naviraí. As reivindicações são de restauração do piso do galpão, de uma empilhadeira à gás para manuseio dos fardos e de uma área para construção do galpão, pois, a unidade de processamento funciona em prédio alugado com custo muito alto pago pelos cooperados. A Recicla Naviraí também solicitou a dispensa em dias de feriado municipal e estadual.

Luiz Alberto Júnior e Marcela Ajala observam a prefeita Rhaiza Matos assinar o recebimento de ofícios contendo reivindicações da Recicla Naviraí.

 

A prefeita Rhaiza Matos reiterou seu compromisso de apoiar as ações da Recicla Naviraí por entender o longo alcance social e ambiental que representa a coleta seletiva. “Vamos analisar as reivindicações e tudo o que for possível nós vamos atender. Podem contar com a nossa Administração”, afirmou Rhaiza Matos na roda de conversa com os cooperados presentes.

Prefeita Rhaiza Matos conversa com cooperados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Naviraí e Região e reitera apoio ao empreendimento.

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432)