Governo de Naviraí discute com prefeitos vizinhos ação articulada contra a Covid

Roney Minella
    31 de maio de 2021
    - Gabinete

Prefeita sugere que Naviraí, Juti, Itaquiraí e Eldorado tomem medidas conjuntas para conter o alto número de contágios

A prefeita de Naviraí Rhaiza Matos liderou, na tarde desta segunda-feira (31-05), reunião remota com os prefeitos Gilson Marcos da Cruz (Juti) e Aguinaldo dos Santos – Léo (Eldorado), oportunidade em que discutiu especificamente assuntos relacionados ao alto índice da pandemia da Covid-19, em Naviraí e municípios vizinhos.

Mais cedo Rhaiza Matos falou com o prefeito Thalles Tomazelli (Itaquiraí) e, por telefone, trocaram informações sobre possíveis medidas conjuntas com o propósito de diminuir o registro exponencial de casos diários da Covid-19, sobretudo, visando preservar vidas.

Durante a reunião on-line, os prefeitos concordaram que em todos os momentos em que o poder público municipal diminuiu as restrições por ter abaixado os índices de contaminação conforme dados do Mapa Prosseguir, a população não entendeu, voltou a fazer aglomerações desnecessárias permitindo que os registros da Covid voltassem a patamares insustentáveis.

“Acredito que medidas tomadas em conjunto com os prefeitos dos municípios vizinhos serão mais eficazes do que agirmos isoladamente. Penso que desta forma teremos mais chance de vencer o coronavírus. Nossa ideia é definir ações articuladas, em comum acordo, com o apoio do Governo do Estado”, defende Rhaiza Matos.

“Estamos buscando todos os mecanismos de gerenciamento para diminuirmos os casos da doença e mortes. A população de Naviraí precisa se conscientizar de que aumentou assustadoramente as mortes por Covid. Este mesmo entendimento precisam ter as pessoas dos outros municípios, por isso, uma decisão restritiva válida para nosso município ao valer para outro ficará mais fácil assimilar e a fiscalização poderá ser uniforme. Tudo isso que discutimos tem o único objetivo: o de preservar e salvar vidas, lembrando que não temos mais capacidade de atendimento de mais paciente”, alerta a prefeita de Naviraí.

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS nº 1.432)