Promovido pela Prefeitura de Naviraí, 3º Cross Triathlon da Independência se consolida como um dos principais eventos da região

Promovido pela Prefeitura de Naviraí, 3º Cross Triathlon da Independência se consolida como um dos principais eventos da região
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    18 de setembro de 2023
  • Orgãos Municipais:
    - Desenvolvimento Econômico
    - Esporte e Lazer
  • Compartilhe!

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Desenvolvimento Econômico (Gedec), em parceria com a Gerência de Esportes e Lazer (Gerel) e a Fundação Cultural, promoveu o 3⁰ Cross Triathlon da Independência no domingo (17/09). O evento atraiu a participação de 200 atletas, divididos em 24 equipes, que competiram em três modalidades esportivas: ciclismo, corrida de rua e caiaque.

Largada aconteceu na Feira do Galo com os ciclistas das 24 equipes participantes (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

A largada ocorreu na Feira do Gal, onde os ciclistas percorreram 32 quilômetros pelas estradas rurais. Em seguida, os corredores continuaram a competição por pouco mais de 8 quilômetros até a ponte do Rio Laranjaí, e por fim, os canoistas completaram o percurso remando de caiaque até o Sítio Ecológico Pacha Mama. Lontra foi a equipe campeã, em segundo lugar ficou a equipe Onça Pintada e em terceiro a equipe Tamanduá Bandeira.

Lontra foi a equipe campeão do 3º Cross Triathlon da Idependência (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

A realização do 3⁰ Cross Triathlon da Independência em Naviraí demonstra o compromisso da Prefeitura em incentivar o esporte e promover o desenvolvimento econômico da região. Com a participação de 200 atletas e 24 equipes, o evento trouxe movimento e animação para a cidade, mostrando o potencial turístico e esportivo do município.

Ciclistas percorreram 32 quilômetros pelas estradas rurais até a chegada no Assentamento Juncal (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

 

Uma das principais conquistas do evento foi a oportunidade de impulsionar e aquecer a economia local, especialmente para os assentados do Juncal. Além de promover o turismo e a importância da conservação do meio ambiente, o evento trouxe benefícios concretos para a economia local. A comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar mais uma vez trouxe visibilidade para esses produtores, gerando renda e fortalecendo a economia da comunidade rural.

Corredores percorreram trajeto de 8 quilômetros até a ponte do Rio Laranjaí (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Para o gerente de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Guedes, o sucesso do 3⁰ Cross Triathlon da Independência é resultado da união de esforços entre a Prefeitura de Naviraí, os amantes do esporte e a agricultura familiar do município. “O resultado evidencia o potencial do esporte como ferramenta de desenvolvimento econômico e turístico, mostrando como a união entre gestão pública, esportistas e comunidade pode gerar resultados positivos para todos envolvidos, concluiu Guedes.

Canoístas remaram de caiaque nas águas do Rio Laranjaí até o Sítio Ecológico Pachama (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

O evento foi concluído com uma cerimônia de premiação – que contou com a presença do Campeão Mundial e Paralímpico Fernando Rufino – e show com a Banda Cali.

O sucesso do 3⁰ Cross Triathlon da Independência evidencia como o esporte pode impulsionar o turismo e a economia local, especialmente para os assentados do Juncal, que aproveitaram a oportunidade para comercializar alimentos de produção própria e bebidas, aquecendo a economia da comunidade rural.