Projetos do Núcleo de Trânsito da Prefeitura de Naviraí contemplaram 2 mil alunos em 2023

8 de janeiro de 2024
    - Trânsito

A Prefeitura de Naviraí, por meio do Núcleo Municipal de Trânsito, desenvolveu no decorrer do ano de 2023, três projetos de educação no trânsito que alcançaram 2 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio. Esses projetos foram levados às unidades escolares do município, visando conscientizar os estudantes sobre a importância de um comportamento seguro nas vias públicas.

Fotos: Divulgação

O primeiro projeto, denominado “Super Pedestre”, foi direcionado aos alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Em 2023, ele beneficiou 803 alunos, com o objetivo de formar indivíduos que adotem um comportamento positivo como pedestres, preparando-os para o futuro, quando se tornarão condutores ou passageiros. Além disso, o projeto buscou ensinar as regras e normas de trânsito para os pedestres, a fim de evitar acidentes envolvendo esse grupo e garantir a segurança deles ao atravessar na faixa.

Fotos: Divulgação

O segundo projeto, intitulado “Eu e Minha Bike”, teve como público-alvo os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, contemplando 758 estudantes. Seu objetivo principal foi ensinar as regras e normas para a condução segura de bicicletas nas vias públicas. Além disso, buscou criar uma mentalidade favorável à implantação de uma nova cultura orientada ao trânsito, que valorize a cidadania, a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida. A segurança dos alunos também foi uma preocupação fundamental nesse projeto.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Por fim, o terceiro projeto desenvolvido pelo Núcleo de Trânsito em 2023 foi o “Roda de Conversa”, que contou com o apoio da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). Esse projeto teve como público-alvo os alunos do Ensino Médio e atendeu a 431 estudantes. O objetivo da iniciativa foi estimular discussões sobre o tema trânsito, esclarecer dúvidas sobre comportamento seguro nas vias públicas e promover uma compreensão de como as atitudes e escolhas podem impactar na segurança e prevenção de acidentes. A segurança dos alunos ao transitarem como pedestres, passageiros ou motoristas também foi uma prioridade nesse projeto.

Foto: Divulgação

Esses projetos de educação no trânsito executados pela Prefeitura de Naviraí, por meio do Núcleo Municipal de Trânsito, terão prosseguimento em 2024, pois demonstram o compromisso em formar cidadãos conscientes e responsáveis no que diz respeito ao tráfego nas vias públicas. Ao contemplar um número significativo de alunos, essas iniciativas contribuem para a construção de uma sociedade mais segura e consciente no trânsito, onde os princípios da cidadania, do respeito às regras e da preservação do meio ambiente são valorizados.