Prefeitura de Naviraí realiza mutirão de limpeza e combate ao Aedes aegypti no Porto Caiuá

21 de novembro de 2022
    - Serviços Públicos
    - Vigilância Sanitária

Através Núcleo de Controle de Vetores da Gerência de Saúde e do Núcleo de Serviços Públicos, a Prefeitura Municipal de Naviraí intensificou na sexta-feira (18/11), ações de mutirão de limpeza e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Virus e Febre Chikungunya.

Foto: Divulgação

O mutirão de limpeza contemplou todas as vias do Porto Caiuá e os imóveis onde residem os ribeirinhos, além dos imóveis de veraneio que são utilizados esporadicamente como descanso ou para o entretenimento dos proprietários. As ações contemplaram ainda, roçada mecanizada, podas de árvores e trabalho educativo de conscientização dos moradores ribeirinhos.

A ação do Porto Caiuá marca o início das intensificações do combate ao Aedes Aegypti em Naviraí. Nos próximos dias esse trabalho se estenderá para os bairros da área urbana do município, onde há ocorrência maior índice de infestação pelo transmissor da Dengue, Zika Virus e Febre Chikungunya no município.

De acordo com o Núcleo de Controle de Vetores da Gerência de Saúde, atualmente em Naviraí há 392 casos de Dengue notificados no município, sendo 81 já confirmados. Também há 05 casos notificados de Febre Chikungunya e 02 casos de Zika Virus, sendo 01 caso confirmado.

Para se evitar a proliferação do Aedes Aegypti, alguns cuidados simples podem ser tomados por todos em suas residências para evitar o acúmulo de água parada como: fechar a caixa d’água de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; colocar areia nos pratos dos vasos de planta.