Prefeitura de Naviraí realiza Campanha de Combate ao Feminicídio

31 de maio de 2023
    - Políticas Públicas para Mulheres

A Prefeitura de Naviraí, através da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres, CRAM – Centro de Referência de Atendimento á Mulher e da Gerência de Assistência Social, deu início nesta terça-feira (30/05), a programação da Campanha do Feminicídio, que tem como objetivo conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.

A abertura da campanha contou com uma roda de conversa, oportunidade em que foram abordados temas as ações de conscientização contra o feminicídio, reunindo mulheres atendidas no Centro de Referência Atendimento à Mulher.

O intuito da Campanha de Combate ao Feminicídio – que faz parte das ações da Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres – é falar sobre o feminicídio e alertar a população. A iniciativa também aborda os tipos de violência praticados contra as mulheres: agressão física, abuso moral, patrimonial, psicológico ou sexual.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

02/06 – Panfletagem nos Postos de Saúde.
03/06 – Panfletagem na rotatória da Avenida Weimar Torres;
21/06 – Palestra sobre o Feminicídio na Escola Professor José Carlos da Silva;
30/06 – Encerramento da campanha com a palestra ministrada para as mulheres atendidas pelo benefício Mais Social, tendo como tem: “Feminicídio tem a ver com todos nós”.

LEI DO FEMINICÍDIO
O feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher. A Lei 13.104, de 09 de março de 2015, mais conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio qualificado. Considera-se crime de feminicídio quando o assassinato de uma mulher está relacionado à violência doméstica e familiar (nos termos da Lei Maria da Penha) ou menosprezo/discriminação à condição de mulher.

Em casos de violência doméstica, violência de gênero, abuso ou ameaça procure ajuda ou denuncie pelos telefones: 3409-1533 – CRAM – Centro de Referência de Atendimento da Mulher; 3461-5182 Delegacia da Mulher de Naviraí; (67) 3924-4322 Defensoria Pública; 190 Polícia Militar.