Prefeitura de Naviraí promove ações alusivas ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Prefeitura de Naviraí promove ações alusivas ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    7 de fevereiro de 2024
  • Orgãos Municipais:
    - Saúde
  • Compartilhe!

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, celebrado nesta quarta-feira (07/02), a Prefeitura de Naviraí por meio da Gerência Municipal de Saúde, promoveu uma série de ações na comunidade indígena Tekohá Mboreviri. Os serviços oferecidos durante incluíram vacinação, teste rápido, avaliação antropométrica, odontologia, tabagismo, violência doméstica, entre outros.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Palestras e orientações sobre a prevenção do alcoolismo, tabagismo e saúde bucal também foram oferecidas. A conscientização sobre esses temas é essencial para a promoção de uma vida saudável e para a redução dos impactos negativos dessas problemáticas.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A ação intersetorial contou com a participação de servidores da Equipe de Imunização da Saúde, do Programa de Saúde Bucal, do Programa de Controle de Tabagismo, da Estratégia de Saúde da Família, do Serviço Social do Centro de Saúde do Varjão, do Projeto Educação Indígena Apoio Intersetorial e da Assistência Social, evidenciando a importância da colaboração entre diferentes setores e profissionais na promoção da saúde indígena.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A Assistente Social Andrelice Ticiane Paredes ressaltou a relevância da intersetorialidade como prática de gestão em saúde. Ela reforça que na Atenção Básica, é indispensável a integração das diversas áreas para desenvolver ações de promoção e prevenção de doenças, levando em consideração os determinantes sociais.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

“A intersetorialidade é essencial para enfrentar os desafios e melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas, assegurando-lhes o acesso a serviços de saúde, assistência social, educação e meio ambiente. Através de ações conjuntas entre agentes públicos e privados, é possível combater ou amenizar os fatores de risco.”, concluiu a Assistente Social.

O Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, criado a partir da Lei n° 11.696, de 2008, é comemorado todo dia 07 de fevereiro no Brasil como uma forma de dar visibilidade aos debates sobre as pautas importantes dos povos originários. A data marca o falecimento do nativo Sepé Tiaraju, no ano de 1.756, do povo Guarani, uma importante liderança indígena pertencente aos Sete Povos das Missões.