Prefeitura de Naviraí e órgãos diversos comemoram o Dia Mundial da Água

Roney Minella
    4 de maio de 2021
    - Meio Ambiente

-Ação envolveu a Gerência de Meio Ambiente, Itaipu Binacional, PMA, Conisul, Sanesul e alunos do Colégio GEO-

A Prefeitura de Naviraí através da Gerência Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Itaipu Binacional, Consórcio CONISUL, Polícia Militar Ambiental, SANESUL e alunos do Colégio GEO comemoraram o Dia Mundial da Água, na última quinta-feira (29-04).

A atividade na data no fim do mês deu-se devido às mudanças ocorridas em virtude da pandemia da Covid-19, onde foram necessárias algumas adequações. Para não deixar de realizar a comemoração o evento ocorreu de forma virtual. O objetivo foi sensibilizar os estudantes sobre a importância da água, os cuidados que todos devem ter com esse recurso natural, os impactos causados pelo consumo desenfreado e como a fiscalização trabalha para inibir ações danosas à esse recurso hídrico.

Em atividade remota, órgãos governamentais, empresas privadas e alunos comemoraram o Dia Mundial da Água tendo como tema a preservação dos recursos hídricos.

A palestra virtual contou com a participação do Gerente de Meio Ambiente Luiz Alberto Ávila Silva Junior, do Supervisor da Unidade Naviraí da SANESUL Jeffershon Hamhder da Silva Pinheiro e da Cabo da Polícia Militar Ambiental de Naviraí Karen Cristhine Gênova Correa.

O Gerente Luiz Junior destaca que a atividade realizada vai ao encontro do que é definido pela Política Nacional de Educação Ambiental. “A Educação Ambiental envolve os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”, analisa o gerente.

Durante comemoração, autoridades apresentaram Decreto Estadual que define multa de cinco mil reais a cinquenta milhões de reais para quem poluir os recursos hídricos em Mato Grosso do Sul.

A prefeita de Naviraí considera fundamental a realização de eventos voltados à educação ambiental na medida em que incute a conscientização e a valorização dos recursos naturais. “A água é o bem natural mais precioso. Sem ela não há vida. Portanto, a comemoração do Dia Mundial da Água e a definição de ações de preservação sejam de nossos rios, das nascentes e do lençol freático para não se poluir estes ambientes têm o nosso apoio incondicional. Parabéns aos envolvidos na comemoração”, afirmou Rhaiza Matos.