Prefeitura de Naviraí e iniciativa privada discutem combate a incêndios florestais

Prefeitura de Naviraí e iniciativa privada discutem combate a incêndios florestais
  • Redação:
    Roney Minella
  • Publicação:
    13 de abril de 2021
  • Orgãos Municipais:
    - Meio Ambiente
  • Compartilhe!

Gerência de Meio Ambiente articula ações de prevenção e combate aos incêndios para preservar Unidades de Conservação

 

A Gerência de Meio Ambiente realizou, na manhã desta segunda-feira (12-04), reunião para tratar da elaboração de ações de combate a incêndios florestais no município de Naviraí. Participaram os empresários Fábio José Cavalheiro Soares e Alexander Lira (sócios proprietários da Aero Medianeira), Marcela Camilio e Fernando Piana (representantes e técnicos da Usina RAA – Rio Amambai Agroenergia), a servidora Kátia Vivian Chrestani Borges e o gerente Luiz Alberto Ávila Silva Júnior (Meio Ambiente).

 

A reunião teve como objetivo apresentar proposta, bem como propor parceria na tomada de medidas que minimizem os impactos causados pelos incêndios florestais nas Unidades de Conservação (UC).

 

No ano de 2020 o Estado de Mato Grosso do Sul sofreu com intensas queimadas, bem como o município de Naviraí, que passou por esse momento complicado em quatro de suas UCs. Vale ressaltar que as parcerias firmadas entre os órgãos públicos, proprietários rurais, cooperativas agrícolas, entre outros, foi de fundamental importância para ajudar nos combates.

Imagem: Prefeitura de Naviraí e iniciativa privada discutem combate a incêndios florestais, 2021 - Assessoria de Imprensa

Gerente Luiz Ávila Junior (Meio Ambiente) ao debater ações de combate a incêndio florestal com representantes da iniciativa privada. Foto: Divulgação

 

Os ambientalistas e técnicos que participaram da reunião consideraram como próximo passo a necessidade de se buscar a extensão das parcerias, tanto com a iniciativa privada, quanto com os órgãos públicos, tais como a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Governo do Estado, através do IMASUL e junto ao ICMBio.

 

“Temos a convicção de que as nossas áreas protegidas (Unidades de Conservação) têm papel fundamental na conservação da biodiversidade regional. Atuar na defesa destes espaços ambientais, consequentemente, garantindo a preservação do ecossistema contribui decisivamente na melhoria da qualidade de vida da nossa população e esse é um compromisso permanente da gestão da prefeita Rhaiza Matos”, salienta Júnior.