Prefeitura de Naviraí adquire novos equipamentos para fabricação de tubos de captação de águas pluviais

1 de setembro de 2023
    - Serviços Públicos

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência de Serviços Públicos, adquiriu novos conjuntos vibratórios e moldes inferiores, que são equipamentos utilizados para fabricação de tubos apropriados para obras de redes de captação de águas pluviais. Com os novos equipamentos, será possível fabricar tubos de melhor qualidade e resistência com três dimensões distintas, que são modelos mais atualizados e trarão ótimos resultados para obras de drenagem tanto na área urbana quanto na zona rural.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Os equipamentos utilizados até então na Fábrica de Tubos da Prefeitura estão ultrapassados e são utilizados a mais de quatro décadas. Portanto, a aquisição desses conjuntos vibratórios e moldes inferiores é uma medida acertada, visando a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento sustentável do município. As ferentes dimensões disponíveis permitirão adaptar-se às necessidades específicas de cada área, aumentando ainda mais a eficácia do sistema de captação de águas pluviais.

O Gerente de Serviços Públicos, Fabiano Costa, explica que o solo predominante em Naviraí é arenoso, fato que vinha provocando o desencaixe de alguns tubos fabricados nas formas antigas. “Gradativamente iremos substituindo os pontos problemáticos por tubulações do formato mais moderno por terem encaixe ponta e bolsa, assim iremos solucionando os problemas antigos de drenagens da cidade”, disse.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Para o gerente de Núcleo de Infraestrutura, Marcelo Batista, a fabricação de tubos com os novos equipamentos serão mais ágeis e os problemas de drenagem poderão ser solucionados de forma mais eficiente. “Com a fabricação de tubos de melhor qualidade e maior resistência, os problemas de drenagem tendem a ser minimizados, evitando transtornos e gastos constantes com reparos”, conclui.

Essa iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Naviraí em promover a qualidade de vida da população, proporcionando uma infraestrutura adequada para o gerenciamento das águas pluviais e contribuindo para a preservação do meio ambiente.