Prefeitura de Naviraí adquire castramóvel para o controle da população de cães e gatos

24 de março de 2023
    - Vigilância Epidemiológica

Na manhã desta quinta-feira (23/03), o Governo Municipal de Naviraí recebeu uma unidade móvel de castração, o aguardado Castramóvel, sendo esse um considerado marco nas ações em prol da causa animal, bandeira que sempre foi defendida pela Chefe do Executivo.

Foto: Roni Silva

O Castramóvel foi adquirido pela Prefeitura Municipal, viabilizado através de emenda parlamentar do deputado estadual Márcio Fernandes e contrapartida do município. A unidade móvel de castração atende as exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária para este fim e possui mesa cirúrgica, mesa para anestesia, pias para higienização e geladeira. A conquista conta com apoio da Câmara de Vereadores, por meio de indicação de autoria do Vereador Rafael Volpato, aprovada no Legislativo Municipal. A meta é atender principalmente as famílias carentes do município que não tem condições de arcar com os custos em uma clínica veterinária.

A meta é atender principalmente as famílias carentes do município que não tem condições de arcar com os custos em uma clínica veterinária (Foto: Roni Silva)

O castramóvel é um compromisso assumido pela Prefeita Rhaiza Matos com os protetores e com a causa animal, que está sendo concretizado e cumprido. Com a aquisição da unidade móvel de castração, a Gerência de Saúde – por intermédio da Vigilância Sanitária – poderá dar continuidade às ações de controle da população de cães e gatos com mais eficiência e qualidade.

O próximo passo é a aquisição, via processo licitatório, de materiais e insumos para que a unidade móvel de castração entre em operação e comece a atender a população.

**Foto destaque: Julio Fernando