Governo de Naviraí visita postos de saúde e identifica reformas necessárias

Roney Minella
    2 de agosto de 2021
    - Obras
    - Saúde

Vereadores acompanham vistorias e obras de readequações que estão sendo executadas pelo Governo de Naviraí

A prefeita Rhaiza Matos visitou, na tarde desta segunda-feira (02-08), quatro unidades de saúde do Município, o ESF (Estratégia Saúde da Família) Vila Nova, o ESF Boa Vista, o Posto de Saúde do Varjão (Centro de Saúde Dr. Antonito Pires de Souza) e, por último, o ESF Sol Nascente.

Imagem: Prefeita Rhaiza Matos visita postos de saúde e identifica reformas necessárias, 2021 - Assessoria de Imprensa

Logo na primeira visita, a prefeita identificou que uma das peças de vidro, na parte superior da fachada do ESF Vila Nova, foi arrancada por força de um vendaval (foto à esquerda). Em cada posto, Rhaiza Matos esteve na recepção, em salas de consultas médicas, de coletas de exames, de esterilização, vacinação, almoxarifado, vistoriou consultórios odontológicos, demais repartições, e ouviu, das coordenadoras, os principais problemas estruturais que precisam de melhorias.

Foram ajuizadas, em 2017, três Ações Civis Públicas, propostas pelo Ministério Público Estadual (MP/MS), conforme os Autos 0801821.16.2017.8.12.0029 (ESF Vila Nova), 0801823.83.2017.8.12.0029 (ESF Sol Nascente), e 0801853.21.2017.8.12.0029 (ESF Boa Vista) cobrando as reformas destes ESFs. Ao saber destas ações, a prefeita Rhaiza Matos determinou um levantamento por parte da Gerência Municipal de Saúde para definir as reformas prioritárias.

“Assinamos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) definindo um cronograma de reformas e readequações de nossos postos de saúde e já estamos cumprindo este acordo”, informa a prefeita Rhaiza Matos.

Prefeita Rhaiza Matos, vereadores e gerentes municipais vistoriam obras de reformas e readequações do ESF Boa Vista. Foto: Roney Minella

A Gerência de Saúde de Naviraí informa que a determinação da prefeita Rhaiza Matos é fazer a completa manutenção das estruturas físicas (lages, coberturas, telhados, alvenarias), hidráulicas (banheiros, lavanderias), elétricas e executar as readequações necessárias. “As melhorias começaram com as obras do ESF Boa Vista. Em breve os demais postos e o Centro de Saúde do Varjão também receberão investimentos por parte do Município”, acrescentou Márcio Figueiredo.

Representantes do Executivo e Legislativo durante visita ao Centro de Saúde do Varjão, constataram necessidade de reformas prioritárias. Foto: Roney Minella

As visitas e vistorias às unidades de saúde foram acompanhadas pelos gerentes Márcio Figueiredo (Saúde) e Maria Paula Alípio (Geral Executivo), e pelos vereadores Rafael Volpato, Onevan Batista do Amaral, Regivan de Moraes e Luiz Carlos Garcia (Bolacha).

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1.432)