Prefeita de Naviraí e prefeitos da microrregião se reúnem com o Governador do Estado em busca de melhorias para a Saúde

9 de agosto de 2023
    - Saúde

Em Campo Grande, a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, juntamente com presidente da Câmara de Vereadores, Ederson Dutra e os sete prefeitos da microrregião de Saúde de Naviraí, encontraram-se nesta terça-feira (08/08), com o Governador Eduardo Riedel para apresentar as demandas relacionadas a melhoria na saúde pública ofertada a população. Um dos principais pontos levantados foi a necessidade de uma correção no repasse financeiro por parte do Governo ao Hospital Municipal de Naviraí, a fim de garantir um atendimento de qualidade aos moradores do município e da região.

Prefeita Rhaiza Matos explica que “atualmente, Naviraí investe 35% dos seus recursos na saúde, sendo que o mínimo é 15%. Temos um hospital municipal com gestão plena, e a gente está pleiteando aumento dos recursos para que consigamos melhorar nossos serviços para toda a microrregião” (Foto: Álvaro Rezende, Comunicação Governo de MS)

O encontro realizado na Governadoria, reuniu ainda o secretário de Saúde, Maurício Simões e os secretários Pedro Arlei Caravina (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), além dos prefeitos de Juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Iguatemi, que compõem a microrregião de Saúde de Naviraí.

O valor do repasse concedido pelo Governo do Estado ao Hospital Municipal de Naviraí atualmente está fixado em R$ 400 mil, sendo insuficiente e precisa urgentemente ser corrigido. Os deputados estaduais Paulo Corrêa, Mara Caseiro, Júnior Mochi, Pedrossian Neto e Londres Machado manifestaram apoio ao pleito apresentado pela prefeita Rhaiza e pelos prefeitos da microrregião ao Governador Riedel. Esses parlamentares reconhecem a importância de garantir recursos adequados ao hospital, a fim de assegurar o atendimento apropriado e de qualidade aos moradores de Naviraí e da microrregião.

A prefeita Rhaiza Matos explicou que “enquanto o Governo faz uma análise técnica, para garantir um aporte emergencial ao município, nós vamos discutir como melhorar a eficiência do atendimento para a saúde da população”.

A prefeita reforçou ainda que Naviraí investe acima do mínimo exigido por lei e que juntos, os chefes dos Executivos Municipais da microrregião de Naviraí buscam fortalecer o pleito apresentado ao Governador. “A discussão foi baseada no pedido de fortalecimento da nossa microrregião de saúde. Hoje, Naviraí está investindo 35% dos seus recursos na saúde, sendo que o mínimo é 15%. Temos um hospital municipal com gestão plena, e a gente está pleiteando aumento dos recursos para que a gente consiga melhorar nossos serviços para toda a microrregião”, explicou a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos.

Foto: Álvaro Rezende, Comunicação Governo de MS

O governador Eduardo Riedel disse no final do encontro que uma devolutiva sobre o pleito ocorrerá nos próximos dias. “Estamos sempre dispostos a ouvir as demandas e ajudar os municípios, principalmente na área da saúde, que é prioridade. Fazemos o possível para contribuir”, disse.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, explicou que o planejamento integrado é essencial para que os municípios possam ter melhor efetividade nas ações desenvolvidas na área. “Somos sensíveis as solicitações. O custo da saúde é muito grande, e não é um problema da saúde pública em Mato Grosso do Sul, e sim do mundo. Nós precisamos rever a estratégia de investimento. Também é preciso melhorar a atenção básica e o pronto atendimento”, afirmou Maurício Simões.

Essa mobilização conjunta entre a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, e os prefeitos da microrregião Sul, juntamente com o apoio dos deputados estaduais e da Câmara de Vereadores, reflete a união de esforços em prol da melhoria da saúde em Naviraí. A correção do valor do repasse do Governo do Estado é essencial para suprir as necessidades do Hospital Municipal de Naviraí, possibilitando que ele continue prestando um serviço essencial para a população local e para toda a região. Espera-se uma pronta resposta do Governador Riedel e do secretário de Saúde, Maurício Simões, contemplando os anseios da comunidade.

Acompanharam a prefeita Rhaiza Matos na agenda realizada na Governadoria, os gerentes Símon Rogério (Geral Executivo) e Rafael Rosa (Chefe de Gabinete), além da Procuradora Geral-adjunta do Município, Maria Paula de Castro Alípio e a diretora do Hospital Municipal, Claudia Gomes.