Pontos de Entrega Voluntária são instalados para ampliar a coleta seletiva em Naviraí

31 de janeiro de 2024
    - Meio Ambiente

A coleta seletiva é uma prática fundamental para o cuidado com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais. Em Naviraí, com o intuito de incentivar a população a destinar corretamente os materiais recicláveis, foram instalados Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em dois locais estratégicos da cidade. Essa iniciativa demonstra o comprometimento da Prefeitura Municipal, por meio da Gerência de Meio Ambiente e da Cooperativa Recicla Naviraí, em promover a conscientização ambiental e incentivar a população a adotar práticas sustentáveis.

Ponto de Entrega Voluntária, instalado na Avenida Miguel Sotani no bairro Jardim Paraíso (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Um dos pontos de entrega está localizado na Avenida Miguel Sotani, próximo ao cruzamento com a Avenida Amambai, no bairro Jardim Paraíso. O outro ponto foi viabilizado com apoio do Lions Clube Naviraí e está situado em frente à Cooperativa Recicla Naviraí, na Avenida Jateí, número 505, no centro da cidade. Essa iniciativa visa facilitar o descarte adequado dos materiais recicláveis, como plástico, papéis, vidros e metais, permitindo que a população possa fazer isso a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.

Em frente à Cooperativa Recicla Naviraí, na Avenida Jateí, com apoio do Lions Clube Naviraí foi montado um Ponto de Entrega Voluntária de materiais recicláveis (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Jaine Lobo, diretora presidente da Cooperativa Recicla Naviraí, destaca que esses dois primeiros pontos de entrega voluntária têm surtido um efeito positivo. A população pode utilizá-los inclusive nos finais de semana, o que proporciona maior comodidade e praticidade. No entanto, ela ressalta que, mesmo com a existência desses pontos, é importante que a população se empenhe em separar os materiais recicláveis em suas casas, para que o caminhão da cooperativa possa recolhê-los nos bairros conforme o cronograma estabelecido.

A diretora presidente da Cooperativa Recicla Naviraí, Jaine Lobo, reforça a importância da população separar os materiais recicláveis em suas casas para serem recolhidos e terem a destinação correta (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

A cooperativa realiza o serviço de coleta seletiva semanalmente nos bairros da cidade, e para saber em qual dia da semana o caminhão da coleta seletiva passa em sua rua, a população pode acessar o site “Chegou a Reciclagem” no endereço eletrônico https://chegouareciclagem.org.br e conferir as informações disponíveis.

Com a participação ativa da população, é possível fortalecer ainda mais a coleta seletiva em Naviraí, garantindo um futuro mais sustentável para todos. A destinação correta dos materiais recicláveis é um gesto simples, porém de grande impacto positivo para o meio ambiente e para as gerações futuras.