Oficina Ortopédica Itinerante atende pacientes em Naviraí

13 de agosto de 2020
    - Saúde

A cada vez que se aporta aqui em Naviraí, a Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE de Campo Grande, que faz parte do “Programa Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde e que funciona em parceria com os governos estaduais e municipais, atende pessoas com determinadas deficiências que foram previamente inseridas no sistema para serem atendidas com suas pretensões. Nessa viagem, eles chegaram à cidade nesta quarta-feira (12) e atendem até sexta-feira, dia 14 de agosto.

O objetivo desse programa “Viver sem Limites” é proporcionar o acesso de cada cidadão que necessite de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Welliton de Matos, que é fisioterapeuta desta Oficina Itinerante, disse que “no conjunto dos serviços disponibilizados à população de Naviraí, a Oficina Itinerante percorre todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul e em Naviraí, com apoio da Prefeitura e da Gerência de Saúde, já atendeu mais de 600 pacientes com esses equipamentos”, explicou o profissional de saúde da carreta.

OFICINA ITINERANTE

A Assistente Social Andrelice Ticciane que coordena a ação destaca que nessa vinda à Naviraí, a carreta da Oficina Itinerante está instalada em frente à Unidade de Saúde São Pedro, ao lado do Parque Sucupira, na Rua Henrique Dias, ela enfatiza que a Oficina nesses anos em que existe essa parceria com Naviraí, até o presente momento mais de 2.000 equipamentos entre órteses, próteses, cadeiras de rodas e cadeiras de banho, já foram entregues as pessoas que precisavam desse benefício.

Enquanto permanecer aqui, nessa viagem, estão programados e agendados 57 atendimentos entre avaliações e entrega de materiais. “A maioria das pessoas são gente que depende das cadeiras de rodas, de cadeiras de banho e nós estamos entregando os materiais fabricados depois de nossa última visita a esta cidade. Os pacientes atendidos por nós são encaminhados pelos fisioterapeutas e passando por nós para avaliações para que possamos fazer tudo sob medida para cada paciente. Tudo é fabricado sob medida para um melhor conforto aos pacientes beneficiados”, concluiu o fisioterapeuta em suas explicações.