Oficina Ortopédica da carreta itinerante do CER/APAE presta atendimentos em Naviraí

1 de setembro de 2023
    - Saúde

A Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Especializado em Reabilitação (CER/APAE) de Campo Grande, concluiu nesta sexta-feira (01/09), uma série de atendimentos para pacientes da microrregião de Saúde de Naviraí. Durante três dias, a carreta da Oficina Ortopédica itinerante esteve estacionada no Centro de Saúde Antonito Pires de Souza, o Posto de Saúde Varjão, realizando avaliações e entregas de órteses, próteses, cadeiras de rodas, almofadas e bengalas para os pacientes previamente agendados. A ação resultou no atendimento de aproximadamente 100 pacientes, entre avaliações e entregas.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A Assistente Social e Coordenadora da organização da Oficina Ortopédica Itinerante da Naviraí e da microrregião, Andrelice Ticiene Paredes, explica que os atendimentos são programados previamente pelo sistema de regulação, a partir de demanda dos agentes comunitários de saúde e enfermeiros dos municípios, constatando a necessidade de reabilitação dos pacientes que são cadastrados no sistema da Rede Pública de Saúde.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

“Havendo a indicação para produtos ortopédicos, o profissional vai prescrever em formulário do SUS o tipo de equipamento necessário. Os equipamentos entregues são de extrema importância para garantir a mobilidade e a qualidade de vida dos pacientes atendidos”, explica.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Érica Tathiane Julio, responsável pela Regulação da Saúde, reforça que a vinda da Oficina Ortopédica itinerante é um avanço para a microrregião de Naviraí, que compreende aos municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti e Mundo Novo. “Muitos pacientes não têm acesso a esse tipo de serviço especializado em suas localidades. Essa parceria entre a Prefeitura de Naviraí e as instituições envolvidas, demonstra o compromisso em proporcionar atendimento de qualidade e inclusão social para pessoas com deficiência ou limitações físicas”, afirma Érica Julio.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A vinda da Oficina Ortopédica Itinerante do CER/APAE foi viabilizada através da parceria entre a Prefeitura de Naviraí [por meio da Gerência Municipal de Saúde], Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, CER/APAE Campo Grande e SUS – Sistema Único de Saúde.