Núcleo de Controle de Vetores realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

10 de junho de 2022
    - Saúde
    - Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Naviraí, através do Núcleo Municipal de Controle de Vetores, realizou no mês de maio 8.761 visitas domiciliares com o intuito de identificar e destruir eventuais criadouros do mosquito Aedes aegypti no município. Neste período foram realizados 56 bloqueios químicos, abrangendo 504 quarteirões com aplicação de inseticida, totalizando cerca de 13.100 imóveis visitados, o que representa 46% dos imóveis existentes no município.

Em decorrência do aumento das chuvas no mês de maio houve aumento dos indicadores de proliferação do Aedes aegypti, sendo localizados e destruídos 142 focos positivos (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Em decorrência do aumento das chuvas neste período, houve um aumento dos indicadores de proliferação do Aedes aegypti, sendo localizados e destruídos 142 focos positivos. O LIRAa (Levantamento de Índice Rápido) apontou um índice de infestação de 5,1% o que é considerado um indicador de alto grau de risco de epidemia.

Para atender com efetividade as demandas de atividades de bloqueio de transmissão e diversas outras estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, foram convocados 10 servidores para a função de Agentes de Combate às Endemias, selecionados por meio de processo seletivo simplificado para compor a equipe de trabalho do Núcleo de controle de Vetores, que atualmente conta com 40 Servidores.