Naviraí promoveu a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

10 de julho de 2023
    - Assistência Social

Foi realizada em Naviraí a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, um importante evento que ocorreu na sexta-feira (07/07), no plenário do campus da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, reunindo representantes da sociedade civil, do Governo Municipal e da população em geral. O objetivo da conferência foi propor diretrizes e estratégias para o aperfeiçoamento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. O SUAS é um marco importante no Brasil, pois busca garantir o acesso de todos os cidadãos a políticas e programas sociais, visando o combate à pobreza, a promoção da cidadania e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Foto: Roni Silva

A abertura da Conferência contou com a presença da Gerente de Assistência Social da Prefeitura de Naviraí, Lucinéia Garcia Franciscatti; da Coordenadora de Políticas Públicas Para as Mulheres, Leila Matos; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luciana Nascimento de Souza e Alexandre Ramos Ohara, que ministrou a palestra que teve como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Foto: Roni Silva

Durante a conferência, foram debatidos diversos temas relacionados à assistência social, como a ampliação do acesso aos benefícios e serviços, a qualificação dos profissionais que atuam nessa área e a melhoria da gestão dos recursos destinados à assistência social. Além disso, a participação ativa e democrática da sociedade civil foi incentivada, com o propósito de que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e contribuir para o desenvolvimento de políticas mais efetivas.

Ao final do evento, foram elaboradas propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e, posteriormente, para a Conferência Nacional de Assistência Social. Essas propostas serão fundamentais para a definição de políticas públicas e aprimoramento do SUAS em níveis municipal, estadual e nacional, garantindo assim que os direitos sociais sejam assegurados e que a assistência social seja uma área de atuação cada vez mais eficiente e inclusiva, na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.