Naviraí participa de projeto piloto que utiliza armadilhas para monitoramento do Aedes aegypti

23 de maio de 2023
    - Saúde
    - Vigilância Epidemiológica

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí, por intermédio do Núcleo de Controle de Vetores, está implementando em vários bairros do município a colocação de armadilhas denominadas Oviposição (Ovitrampas), que estão sendo utilizadas como ferramentas para o monitoramento populacional do mosquito Aedes aegypti.

Agentes de combate às endemias do Núcleo de Controle de Vetores estão instalando as armadilhas Ovitrampas para monitoramento do Aedes (Foto: Roni Silva)

As armadilhas Ovitrampas fazem parte de um projeto piloto do Ministério da Saúde e simulam o ambiente perfeito para a procriação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunha. Elas funcionam da seguinte forma: um vaso preto é preenchido com água e levedura de cerveja, que fica parada, atraindo as fêmeas dos mosquitos para a postura de ovos. Nesse vaso, é inserida uma palheta de madeira que facilita que a fêmea do Aedes coloque os ovos. Ela desova dentro da armadilha e os agentes de saúde realizam a manutenção e coleta periódica a cada sete dias.

As armadilhas Ovitrampas fazem parte de um projeto piloto do Ministério da Saúde e simulam o ambiente perfeito para a procriação do mosquito do Aedes (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Os agentes de combate às endemias do Núcleo de Controle de Vetores estão instalando as armadilhas em residências localizadas nos bairros Harry Amorim Costa, Jardim Progresso, Vila Alta, Vila Nova, Nelson Trad, Jardim Paraíso (I, II, III e IV), Bairro Ipê, Odércio de Matos, João de Barro e no Sol Nascente. O material recolhido é enviado para laboratório, para que seja mensurado por meio de dados se houve, ou não, aumento na infestação do Aedes em cada bairro, auxiliando nas ações a serem implementadas para o controle do vetor.

Agentes de combate às endemias do Núcleo de Controle de Vetores (Foto: Roni Silva)

As armadilhas utilizadas neste trabalho foram doadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e no Mato Grosso do Sul, além de Naviraí, fazem parte do projeto piloto os municípios de Amambai, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Coxim, Deodápolis, Laguna Carapã, Maracaju, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.