Naviraí participa das discussões para construção de Plano Estadual de Economia Criativa do MS

9 de agosto de 2023
    - Cultura
    - Desenvolvimento Econômico

Naviraí está participando das discussões para a construção do Plano Estadual de Economia Criativa, uma iniciativa do Governo do Estado por intermédio da SETESCC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania. Na segunda-feira (07/08), com o apoio da Prefeitura de Naviraí, através da Fundação Municipal de Cultura, foi realizado na ACEN – Associação Comercial e Empresarial, o encontro de lançamento regional da iniciativa, que reuniu lideranças e representantes do setor cultural da cidade.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Naviraí foi o segundo município a sediar o encontro regional. O primeiro ocorreu em Corumbá e os próximos encontros irão acontecer em Ponta Porã, Bonito, Dourados, Três Lagoas, Rio Verde do Mato Grosso e por fim, um encontro estadual em Campo Grande. O evento contou também com uma palestra ministrada pelo superintendente de Economia Criativa de MS, Décio Coutinho, com o intuito de fornecer insights valiosos para impulsionar o desenvolvimento criativo na região de Naviraí.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A segunda etapa será a realização das reuniões regionais para a construção das propostas coletivas. Em Naviraí está programada para o dia 14 de setembro, das 08 às 18 horas na ACEN, quando grupos serão formados entre os participantes para a captação das propostas necessárias para alavancar a economia criativa da região.

Para a superintendente de Cultura da Prefeitura de Naviraí, Telma Minari, o município sediar um dos oitos encontros regionais só fortalece a economia criativa da região Cone Sul. “Contamos com apoio da prefeita Rhaiza Matos e o próximo passo é juntos, elaborarmos as propostas da nossa região no dia 14 de setembro, na ACEN”, disse.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

O presidente da ACEN, Mário Nelvo, ressaltou que esta é uma oportunidade inédita de construção de uma lei que visa contemplar a economia criativa dos 79 municípios do Estado. “A economia criativa é uma importante fonte de receita e com a criação de uma Lei Estadual, nossa região e nosso estado como um todo só tem a ganhar”, relatou.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Com as propostas elencadas nos oito encontros reginais, a execução do plano será iniciada e o documento elaborado no dia 05 de dezembro em Campo Grande, durante o 1º Encontro Estadual de Economia Criativa – “MS + CRIATIVO, com as ações propostas para serem executadas no âmbito do Plano Estadual de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul, no período de 2024 a 2030. Por fim, o plano será encaminhado pelo Governo do Estado para a Assembleia Legislativa, como o projeto da 1ª Lei Estadual de Economia Criativa do Mato Grosso do Sul.

***Foto destaque: Roni Silva