Município de Naviraí concluiu ações em comemoração ao Dia Mundial da Água

Roney Minella
    25 de março de 2022
    - Meio Ambiente

Atividades lideradas pela Gerência de Meio Ambiente contou com as participações da PMA, alunos da Rede Municipal, empresas da iniciativa privada e acadêmicos

A Prefeitura de Naviraí através da GEMA – Gerência Municipal de Meio Ambiente encerrou, nesta quinta-feira (24-03), as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. Foram três dias de programação que contou com a participação de várias instituições, com coordenação da equipe técnica da GEMA.

Ações em comemoração ao Dia Mundial da Água em Naviraí, 2022 - Assessoria de Imprensa

Ações em comemoração ao Dia Mundial da Água em Naviraí, 2022 – Assessoria de Imprensa

No dia 22, foram realizadas duas palestras intituladas “A importância da Água” para alunos do Colégio Naviraí, e ministradas pela Polícia Militar Ambiental de Naviraí. Sob a coordenação do Comandante Ismael Carlos Frais Júnior, a Sargento Vitória e o Cabo Vanderlei Cordeiro foi apresentado aos alunos os múltiplos usos  da água, a importância da preservação desse recurso natural e as ações de fiscalização.

Os alunos do 4º ano da EMEF Professora Maria de Lourdes Aquino Sotana, estiveram em uma aula de campo na quarta-feira (23-03), com a equipe técnica da Usina Rio Amambai Agroenergia. Na aula extracurricular foi apresentado o trabalho de conservação de água e solo, cuidado com os recursos naturais, realizado plantio de mudas nativas na Área de Preservação Permanente do Córrego do Touro e monitoramento com drone.

O último dia das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água foi marcado pela realização de uma mesa-redonda intitulada: “Escassez Hídrica na Bacia do Rio Paraná”, com a mediação do Gerente de Meio Ambiente Luiz Alberto Ávila Silva Júnior e participação do Gerente de Recursos Hídricos do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) Leonardo Sampaio, e da Professora Pós-doutora do NUPELIA – UEM (Universidade Estadual de Maringá) Dayani Bailly Fernandes.

A mesa-redonda contou com a participação de acadêmicos do Instituo Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Curso Técnico em Agropecuária da Pró Mais Educacional e Pólo UNIGRAN Naviraí.

“Estas ações e práticas educativas têm por objetivo a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e, sobretudo, despertar sobre a importância da participação de todos na defesa da qualidade do meio ambiente, na construção de valores sociais e atitudes voltadas para a preservação”, explica o gerente de Meio Ambiente.

Ele enfatizou a importância das parcerias na construção de um Meio Ambiente saudável e equilibrado para a garantia de qualidade de vida para toda a população. “Precisamos disseminar que todos somos responsáveis na preservação dos recursos hídricos, não poluindo mananciais e que, diariamente, práticas repetidas de consumo inteligente, equilibrado e sustentável são absolutamente necessários para garantirmos o acesso à água, o líquido mais precioso para a manutenção da vida aqui e em todo o planeta”, finalizou Luiz Alberto Ávila Júnior.

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432 ) – Colaborou: GEMA – Matheus Henrique