Kit escolar da Rede Municipal de Ensino de Naviraí contempla alunos cegos e de baixa visão

13 de março de 2023
    - Educação

A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da GEMED – Gerência Municipal de Educação e Cultura – adquiriu 8.300 kits escolares, entregues aos alunos e professores que compõem a Rede Municipal de Ensino. Entre os alunos contemplados, estão os alunos cegos e de baixa visão da Educação Especial e Inclusiva, que estão recebendo material adequado e de qualidade para auxiliar no aprendizado.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Os novos materiais irão facilitar para os alunos, professores e os pais, que a partir de agora terão mais recursos para poderem ajudar em casa no aprendizado de seus filhos. Vários recursos educativos específicos compõem o kits escolar dos cegos e pessoas de baixa visão, como o soroban, reglete, pulsor, prancha, caderno com pautas ampliadas, plano inclinado, lupa régua, papel A4 120 gramas para escrita Braille.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Para fortalecer a educação inclusiva em Naviraí, a atual Administração criou em 2021 o Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NUESI), que foi instalado na Seleta com o propósito de atender os alunos com deficiência ou necessidades educacionais específicas. A estrutura do NUESI é composta por sala multifuncional, sala de psicomotrocidade, sala de Atendimento Educacional Especializado (A.E.E) e sala de tecnologia com dezenas de computadores adquiridos pela atual Gestão para auxiliar o aprendizado dos alunos.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A Gerente de Educação e Cultura ressalta que por determinação da Chefe do Executivo Municipal, todos os seguimentos da Educação têm recebido atenção especial, principalmente a Educação Especial e Inclusiva. A equipe técnica do NUESI é composta por Professores, Psicopedagoga, Psicóloga, Psicomotrista (professor de Educação Física) e Assistentes de Apoio Pedagógico Escolar (AAPE).