Hospital Municipal de Naviraí recebeu tanque de oxigênio para o funcionamento das UTIs e centro cirúrgico

9 de julho de 2020
    - Saúde

A empresa White Martins, especializada na comercialização de oxigênio medicinal e outros produtos, fez a descarga na manhã desta quinta-feira (09) no Hospital Municipal de Naviraí de um tanque com capacidade de 5000 metros cúbicos de oxigênio liquido, o que equivale a 500 cilindros dos utilizados anteriormente, para receber o oxigênio medicinal que será utilizado tanto nos centros cirúrgicos daquele hospital como nas UTI´s que estão sendo instaladas em nossa cidade. Até então, o que existe no local é um sistema primitivo de distribuição alimentado por cilindros e, a partir da instalação desse tanque e de uma nova central com tecnologia de última geração, a ineficiência do setor será solucionada de vez.

Para o prefeito Dr. Izauri Macedo, que desde antes da chegada da pandemia tem dado um incondicional apoio à saúde pública do município, especialmente, quanto ao funcionamento do Hospital Municipal, “o recebimento deste tanque hoje é de suma importância não só para Naviraí como toda a região. O sistema que temos hoje é primitivo e ineficiente para atender as UTI´s que estão sendo implantadas. A troca irá nos proporcionar uma enorme economia mensal, já que o oxigênio em cilindros custa em torno de R$ 7,00 o metro cúbico e no tanque, o mesmo custará mais ou menos R$ 3,00 e isso que estamos vendo aqui é uma parceria com a empresa White Martins que instalará esse tanque sem qualquer custo para o município. Eles estão instalando tudo a custo zero para nós”, disse o prefeito.

O Dr. Izauri disse que inicialmente o tanque de oxigênio terá seu funcionamento em caráter provisório, para que as UTI´s possam serem homologadas e, depois de pronto a base de concreto que precisa ser curada por uns 20 dias ou mais, ele será instalado em definitivo. “Precisamos disso em funcionamento o mais rápido possível para destravarmos para que as UTI´s comecem a funcionar. Isso trará um tremendo avanço para a saúde pública da região”, lembrou Dr. Izauri.

Depois de agradecer, primeiramente a Deus e a todas as pessoas, empresas e autoridades que estão ajudando o município a implantar no Hospital Municipal as UTI´s, o prefeito ressaltou que está sendo primordial o apoio de todos para que tudo isso em breve seja uma ótima realidade. “Temos muitos parceiros que não tem medido esforços para nos ajudar e para que pudéssemos colocar em funcionamento as UTI´s, neste momento de tantas preocupações de toda a sociedade, de todos os governantes, no sentido de a gente dar o suporte necessário ao tratamento do nosso povo”, concluiu ele.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Representando o Conselho   Municipal de Saúde, o conselheiro José Pereira, disse que “o Conselho vem acompanhando de perto todo o trabalho realizado pela administração municipal no sentido de estruturar o nosso hospital que é uma luta nossa dentro do Conselho, onde discutimos e debatemos toda a questão de necessidade de estruturar esse hospital e no momento da pandemia a gente quer parabenizar a administração municipal porque neste momento tão difícil, tão complicado que passa o País, a saúde de Naviraí com todos esses problemas continua se estruturando, buscando melhorias para toda a sociedade naviraiense”. Enfatizou José Pereira.

GERENTE DE SAÚDE

Ao explicar a importância dessa implantação no Hospital Municipal de Naviraí, o gerente de Saúde, Wellington Santussi salientou que “tecnicamente é de suma importância. Primeiro porque é um avanço em tecnologia. Nesse tanque usamos oxigênio em forma líquida e isso faz com que aumente o seu rendimento. Antes, sem as UTI´s, a gente precisava que o caminhão viesse aqui duas vezes por semana para recarregar os cilindros. A partir de agora, apenas uma vez por mês para recarregar o tanque de oxigênio”, explicou o gerente.

O gerente também explicou que com a modernidade da tecnologia utilizada, o tanque será monitorado pela White Martins 24 horas por dia e qualquer problema eles acessam remotamente e até o volume de oxigênio é monitorado.

VEREADOR DR. KLEIN

O vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal, doutor Antônio Carlos Klein, acompanhava a descarga do tanque de oxigênio e disse que estava muito feliz, porque desde o início de seu mandato sempre colocou a saúde como uma de suas prioridades. “A implantação de UTI´s no hospital municipal é um sonho acalentado há anos por todos nós naviraienses. Em breve estará funcionando e está de parabéns o prefeito Dr. Izauri Macedo que vê hoje o Hospital Municipal ser uma referência no Estado”, enfatizou o vereador.

VEREADOR FI DA PAIOL

Outro vereador que também estava presente era o Fi da Paiol que em poucas palavras enalteceu a importância dessa instalação de um tanque de oxigênio para atender o centro cirúrgico e as UTI´s. “Como legislador acho que esse é o papel do vereador. Acompanhar tudo de perto e é isso que estou hoje fazendo aqui”, disse ele.