Governo de Naviraí entrega telhas às famílias castigadas pelo temporal

Prefeita Rhaiza Matos visita moradores e participa da entrega do material aos beneficiados

 

A prefeita de Naviraí Rhaiza Matos participou, na manhã de hoje (24-08), da entrega de telhas às famílias castigadas pela chuva de granizo. O temporal ocorreu no dia 29 de maio passado e provocou estragos e prejuízos na cidade e no campo.

 

O telhado de centenas de casas foi danificado exigindo atendimento emergencial do Governo de Naviraí. Logo após a tempestade, uma das decisões determinadas pela prefeita Rhaiza Matos foi a doação de centenas de metros de lonas para diminuir o impacto negativo da intempérie. Simultaneamente, o Município fez o cadastramento das famílias que tiveram os telhados perfurados.

Equipe da Prefeitura durante a entrega de telhas em uma das residências que tiveram o telhado danificado pela chuva de granizo. Foto: Roney Minella

“Hoje, estamos entregando telhas de primeira linha, adquiridas com recursos próprios do Município, com investimento superior a R$ 228.000,00, atendendo as famílias que tiveram seus cadastros aprovados, cumpriram os requisitos exigidos e se enquadram na lei de doação. A meta é atender o maior número possível de moradores, para que possam fazer a substituição de seus telhados danificados”, informou a prefeita Rhaiza Matos, durante visita à idosa residente à rua Severino Odilon da Silva, 64, no bairro João de Barro, onde a filha Eliane Fátima de Carvalho, recebeu 15 telhas e 45 parafusos entregues pela Prefeitura de Naviraí.

 

Solange Augusta Rocha Alves, moradora do João de Barro, à rua Projetada G, nº134, recepcionou a prefeita Rhaiza Matos. A dona de casa relatou os momentos de pânico vividos no dia da tempestade, mas, não escondeu o seu contentamento pela visita da equipe da Prefeitura e agradeceu o apoio da Administração Municipal.

Durante visita à dona de casa Solange Alves, a prefeita Rhaiza Matos (à direita) ouve relatos da idosa que viveu momentos de pânico durante a tempestade e, nesta terça-feira agradeceu o apoio recebido da Administração Municipal. Foto: Roney Minella

 

“É uma satisfação enorme cumprir a responsabilidade de estender a mão amiga do poder público às famílias que mais precisam. São pessoas que não têm condições financeiras para a compra das telhas. Com a retirada das antigas e instalação das novas telhas, vai parar o sofrimento enfrentado a cada chuva, onde a casa, os móveis e demais utensílios acabavam molhando. Por isso, a importância desta ação”, destacou a prefeita Rhaiza Matos.

Jhonatan Manoel (Defesa Civil), Fabiano Costa (Gerente de Serviços Públicos), prefeita Rhaiza Matos, beneficiada Solange, e Lucinéia Franciscatti (Gerente de Assistência Social). Foto: Roney Minella

 

“Serão entregues 2.280 telhas de fibrocimento, medindo 3,05m X 1,10m de largura e espessura de 6mm, com muito mais resistência à chuva de granizo, e 4.560 parafusos de fixação. Cada família receberá até 15 telhas. Vale ressaltar que está em processo de licitação a aquisição de mais telhas com recursos federais por meio da Defesa Civil Nacional”, explicou o Coordenador Municipal da Defesa Civil Jhonatan Manoel Araújo.

 

Para atender o grande número de famílias que serão beneficiadas, a Prefeitura de Naviraí montou uma “força-tarefa” com servidores das gerências de Serviços Públicos, Assistência Social, Proteção e Defesa Civil e da Gerência de Obras, que entregarão telhas a moradores de todos os cantos da cidade.

Prefeita Rhaiza Matos, gerentes Fabiano Costa, Maria Paula Alípio e Lucinéia Franciscatti durante atendimento à idosa beneficiada com telhas entregues pelo Governo de Naviraí.

 

Além da prefeita de Naviraí e do Coordenador da Defesa Civil, participaram da ação desta terça-feira, os gerentes, Geral Executivo Maria Paula Alípio, de Assistência Social Lucinéia Pulquério Franciscatti, de Serviços Públicos Fabiano Costa e a Chefe de Gabinete Priscilla de Oliveira.

 

(Roney Minella – DRT/MS 1432)