Governo de Naviraí é representado no 15º Congresso de Política de Desenvolvimento Urbano da Alemanha

19 de setembro de 2022
    - Meio Ambiente
    - Planejamento e Gestão Pública

O Governo de Naviraí esteve representado no 15º Congresso Nacional de Política de Desenvolvimento Urbano da Alemanha, que aconteceu no período de 13 a 17 de setembro em Berlim, na Alemanha, através dos titulares da Gerência de Meio Ambiente e da Gerência de Planejamento e Gestão Pública. O Congresso foi realizado pelo Governo da Alemanha – por meio do Ministério da Habitação, Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB).

Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí fala durante participação no 15º Congresso Nacional de Política de Desenvolvimento Urbano da Alemanha (Foto: Divulgação)

Os representantes do Governo de Naviraí fizeram parte da delegação Brasileira que foi composta por técnicos da GIZ (Agência Alemã de Cooperação Técnica Internacional), representantes da Frente Nacional de Prefeitos, da Companhia de Habitação de Londrina-PR, Prefeitura do Rio de Janeiro-RJ, Prefeitura de Niterói-RJ, Prefeitura de Salvador-BA e Naviraí-MS.

O tema do Congresso foi “Moldar a Transformação Para a Resiliência Urbana”. Um dos pontos marcantes do congresso foi a presença de representantes de delegações do G7 – composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá – debatendo a política de Desenvolvimento Urbano. A Ministra Federal de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Construção da Alemanha Klara Geywitz, a Diretora executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, Maimunah Mohd Sharif, e o vice-ministro de Desenvolvimento do Japão, Toshiyuki Hayashi, também participaram do Congresso.

Os titulares da Gerência de Planejamento e Gestão Pública e da Gerência de Meio Ambiente representaram o Governo de Naviraí durante Congresso realizado na Alemanha (Foto: Divulgação)

As presenças do Gerente de Meio Ambiente e da Gerente de Planejamento e Gestão Pública, representando a Prefeitura de Naviraí no Congresso em Berlim, foram motivadas pela participação da Administração Municipal na segunda e terceira etapas do Projeto ANDUS Brasil – Apoio a Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável – coordenado pela GIZ, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional.

Naviraí foi o único município brasileiro com até 55 mil habitantes representado no congresso, por ter se destacado no Projeto ANDUS Brasil. Em Berlim foram feitas visitas técnicas guiadas a conjuntos habitacionais de interesse social, empreendimentos, projetos de mobilidade urbana e participação em reunião sobre mudanças climáticas na sede do Ministério da Economia e do Clima, com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.

Para os gerentes da Prefeitura de Naviraí a participação no Congresso “foi importante porque permitiu conhecer outras realidades sobre desenvolvimento urbano sustentável com enfoque em temas como habitação, mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos e gestão de espaços públicos, além de permitir a troca de experiências com municípios do Brasil e de países que estiveram representados no Congresso”.