Gestores de sete municípios debatem regionalização da Saúde ou aumento no repasse para Naviraí, sede da microrregião

16 de maio de 2023
    - Saúde

Representantes dos sete municípios que compõem a Microrregião de Saúde de Naviraí estiveram reunidos nesta terça-feira (16/05), para debaterem interesses mútuos em buscar de melhorias na saúde pública. Os proponentes da reunião foram a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos e o prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, que representou a Assomasul. Também estiveram presentes o prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma, vereadores e secretários de Saúde dos demais municípios que fazem parte da microrregião: Juti, Eldorado, Japorã e Mundo Novo.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A prefeita anfitriã salientou que por ser sede de microrregião, Naviraí recebe pacientes dos demais municípios da região e os R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) repassados mensalmente pelo Governo do Estado se tornam insuficientes para suprir a demanda que chega a R$ 3.800.000,00 (três milhões e oitocentos mil reais) por mês. “Nós temos sete municípios para serem atendidos aqui. Discutimos com estes municípios de que forma podemos melhorar as pactuações e como o Governo do Estado pode nos auxiliar, pois não queremos que nossa população sofra e estamos em busca da solução. Naviraí hoje paga uma conta que não é só dela e por isso precisamos encontrar formas inclusive de angariar recursos para solucionar esta questão”, disse a Chefe do Executivo Municipal.

“Não queremos que nossa população sofra e estamos em busca da solução. Naviraí hoje paga uma conta que não é só dela”, ressalta a prefeita de Naviraí (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

O prefeito de Itaquiraí destacou que a reunião de trabalho reforçou a importância dos sete municípios que compõem a microrregião unirem forças, fazer os levantamentos com as necessidades de cada município e juntos buscarem apoio junto ao Governo do Estado. “Queremos buscar a solução por meio do debate. Não podemos fazer uma sobrecarga de Saúde para um único gestor ou município. A saída pode ser uma repactuação ou a regionalização da Saúde para Naviraí”, disse.

Chefes do Executivo de Iguatemi, Itaquiraí e Naviraí durante reunião de trabalho sobre a microrregião de Saúde, cujo município sede é Naviraí (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

O prefeito de Iguatemi reforçou a importância da reunião que, segundo ele, serviu para buscar proposições que solucionem o problema da microrregião e a regionalização da Saúde pode ser a solução. “Se Naviraí está estrangulada por absorver a demanda como sede de microrregião, não é justo que continue arcando com tantos custos. Precisamos levar o problema de fato ao nosso Governador, expor nossas dificuldades, propor uma solução que pode ser adequando uns três hospitais da região, ou repassando mais recursos para Naviraí”, concluiu.

No final da reunião ficou definido que os secretários de Saúde dos sete municípios farão levantamento até sexta-feira (19/05), apontando as demandas reprimidas (consultas e cirurgias) para que os prefeitos e a prefeita de Naviraí possam se reunir na próxima semana com o Governador Eduardo Riedel, para definir se a saída será a concretização da regionalização da Saúde ou aumento no repasse feito para Naviraí, sede da microrregião.