Gerência de Saúde de Naviraí promove capacitação sobre Tuberculose

20 de maio de 2022
    - Saúde

A Gerência de Saúde da Prefeitura Municipal de Naviraí, promoveu na tarde desta sexta-feira (20/05), um evento de capacitação sobre tuberculose direcionada para profissionais de sáude, enfermeiros e agentes comunitários. O evento foi realizado no anfiteatro do campus da UFMS, tendo como palestrantes o médico do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, o Dr. Leonardo Artoni, e a coordenadora municipal do Programa da Tuberculose e Hanseníase Maria Claudete Lunardi.

A coordenadora municipal do Programa da Tuberculose e Hanseníase, Maria Claudete Lunardi, abriu a capacitação que foi foi direcionada para profissionais de saúde, enfermeiros e agentes comunitários (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Os sintomas, o contagio e a forma de tratamento foram temas principais da capacitação, que ocorre todos os anos no município com o objetivo capacitar as equipes na detecção da doença, identificando e tratando os pacientes sintomáticos respiratórios. Em torno de 550 pacientes são examinados anualmente em Naviraí, o que equivalente a 1% da população. “Nossa meta e nosso lema é diagnosticar, tratar e curar”, resume Maria Claudete Lunardi.

Em 2021 foram notificados 29 casos de pacientes com Tuberculose no município. Esses números equivalem a uma média de 46 casos por 100 mil habitantes, mais alta que a média no País que foi de 40,2 no mesmo período. Porém, como explicou a coordenadora municipal do Programa de Tuberculose, nenhum óbito ocorreu em Naviraí no ano passado, enquanto que o Brasil registrou aproximadamente 4.700 óbitos no ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

Dr. Leonardo Artoni, médico do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, foi um dos palestrantes (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Dr. Leonardo Artoni ressaltou que a tuberculos é uma das doenças mais antigas e que ainda atinge a humanidade. Daí a importância de buscar a capacitação da área da Saúde, para reduzir ao máximo a incidência de novos números de óbitos.

A tuberculose é um doença infectocontagiosa e endêmica, provocada pelo bacilo de Koch, transmitida pela tosse constante que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros tecidos do corpo. Em Naviraí o centro de referência do Programa Municipal de Controle da Tuberculose está instalado no Centro de Saúde Dr. Antonito Pires (Varjão). Os atendimentos aos pacientes ocorrem no local e em todos os PSFs do município.