Gerência de Obras executa melhorias no Aeroporto Municipal de Naviraí

Roney Minella
    26 de maio de 2021
    - Serviços Públicos

Município atende exigências da ANAC e faz adequações na sinalização e garante manutenção da concessão para pousos e decolagens de aviões e helicópteros

A Prefeitura de Naviraí revitalizou o Aeroporto Municipal “Ariosto da Riva” executando diversas melhorias necessárias ao bom funcionamento do aeródromo. A urgente manutenção geral e, principalmente, as adequações às exigências da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) foram determinadas pela prefeita Rhaiza Matos.

Uma das principais ações foi a adequação da biruta, que estava instalada em meio ao mato, sem nenhuma sinalização, em desconformidade com as normas da ANAC. A biruta foi realocada e instalada em local livre de qualquer empecilho, no centro de um arco de concreto, garantindo a sinalização para pousos das aeronaves.

Imagem: Gerência de Obras executa melhorias no Aeroporto Municipal de Naviraí, 2021 - Assessoria de Imprensa

Biruta do aeroporto de Naviraí foi realocada e sinalizada em atendimento às exigências da ANAC. Foto: Roney Minella

A manutenção geral envolveu equipes das gerências de Obras e de Serviços Públicos. Os servidores fizeram a limpeza geral com retirada de mato e sujeira em torno das dependências administrativas, roçada completa das laterais da pista de pouso, recuperação do alambrado, limpeza dos 1.240 metros X 23 metros da pista, corte da grama na espessura recomendada pela Aviação Civil e pintura da sinalização horizontal.

Readequações no Aeroporto Municipal “Ariosto da Riva” estão permitindo o pouso de grande aeronaves em Naviraí.

“Agora temos um aeródromo operando dentro das normas da ANAC e com melhores condições de atendimento aos usuários. Aliás, com a melhoria executada possibilitamos o tráfego de aeronaves de grande porte que diariamente estão aterrissando e decolando em Naviraí. Desta forma, contribuímos com o desenvolvimento do município atendendo o desembarque e embarque do empresariado do agronegócio e da indústria e dos demais usuários da iniciativa privada e do setor público”, afirma a prefeita Rhaiza Matos.

Ao fundo, vista parcial dos hangares do aeroporto de Naviraí e à frente a biruta em local de ampla visão para os pilotos. Foto: Roney Minella

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS nº 1.432)