Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí participa de mais uma edição do Global Big Day

Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí participa de mais uma edição do Global Big Day
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    14 de maio de 2024
  • Orgãos Municipais:
    - Meio Ambiente
  • Compartilhe!

A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência Municipal de Meio Ambiente, participou no sábado (11/05), de mais uma edição do Global Big Day. O dia 11 de maio, é o dia em que observadores de aves do mundo todo se empenham durante 24 horas em fotografar e observar o maior número de aves livres na natureza.

Foto: André Almarone

Esse foi o primeiro ano que a atividade foi realizada no Parque Natural Municipal de Naviraí, localizado a 45 quilômetros da área urbana, sendo acessado pela estrada Naviraí/Porto Caiuá, onde foram identificadas durante o Global Big Day 2024, cerca de 91 espécies de aves e uma quantidade incontável de indivíduos.

Foto: Jefté Faustino Peixoto

Estiveram a campo os irmãos Davi e Jefté Faustino Peixoto, também os irmãos Edina e André Almarone. Eles foram acompanhados pela Gerente do Núcleo de Unidades de Conservação e Educação Ambiental, Katia Vivian. A ação de cunho ambiental realizada em Naviraí, contando ainda com a participação de Michel Benedito que identificou 20 espécies no Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí.

Foto: Davi Faustino Peixoto

Jefté possui um canal no YouTube e no Instagram chamado Planeta Animal, onde faz vídeos da fauna, em especial das aves. André Almarone que faz inúmeros vídeos do município no Instagram, com foco nos animais e no setor agrícola.

 

O Gerente Fabiano Costa cita que o Parque Natural Municipal de Naviraí possui rica biodiversidade, sendo uma área potencial para o aviturismo, por estar localizado em uma região de Mata Atlântica e várzeas, limítrofe a outras áreas protegidas.

Foto: Katia Vivian

Cabe ressaltar que o Mato Grosso do Sul a cada ano vem se destacando mais em número de espécies registradas, além da participação em inúmeros eventos que levam o nome do nosso Estado. Essas ações resultam em esforços entre a Fundtur/MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, Clubes de Observadores de Aves, pousadas, RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), além dos Parques Municipais, Estaduais e Federais.