Gerência de Educação promove oficina sobre metodologias ativas para professores da Rede Municipal

5 de setembro de 2023
    - Educação

A Gerência de Educação da Prefeitura de Naviraí, através da equipe da coordenação Pedagógica dos Anos Finais, organizou uma oficina extremamente relevante para os professores da Rede Municipal de Ensino. A temática abordada foi “Metodologias Ativas”, visando atualizar e capacitar os educadores no uso de abordagens inovadoras e dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem. A oficina, realizada nos dias 28 e 31 de agosto no Espaço Pedagógico da Educação Básica, proporcionou um espaço de reflexão e troca de experiências, incentivando os professores a explorarem novas estratégias que estimulem a participação ativa dos alunos em sala de aula.

Foto: Divulgação

Durante a oficina, as coordenadoras de área Glauce Mazlom (Linguagens), Gabriela Prevedel (Matemática e Ciências) e Marcela Tiozzo (Humanas) confeccionaram materiais didáticos interativos, jogos pedagógicos, ferramentas e recursos tecnológicos, que muito vem a contribuir com o ensino em sala de aula para um aprendizado significativo.

Foto: Divulgação

O objetivo da oficina foi apresentar metodologias ativas aos professores participantes com modelos de atividades criativas, jogos e aplicativos interativos visando que as aulas sejam mais atrativas e façam os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem, explorando diferentes abordagens. Durante a oficina foi apresentada uma variedade de metodologias ativas, como aprendizado baseado em problemas, estudo de caso, aprendizado colaborativo, sala de aula invertida, entre outras, para que os professores compreendam as opções disponíveis.

A oficina foi oferecida de forma separada pelos componentes curriculares, oferecendo aos professores as particularidades de cada disciplina. Assim podem trabalhar o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, engajar os alunos, demonstrar como a tecnologia pode ser usada de maneira eficaz no processo de aprendizagem, promover a reflexão e o desenvolvimento do planejamento das aulas, criar oportunidades para que os participantes compartilhem ideias, experiências e recursos relacionados a metodologias ativas.

Foto: Divulgação

Com essa iniciativa, a Gerência de Educação demonstra seu compromisso em promover a melhoria contínua da qualidade da educação oferecida aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.