Gerência de Educação da Prefeitura de Naviraí desenvolve temáticas sobre a Semana dos Povos Indígenas

26 de abril de 2024
    - Educação

Durante a Semana dos Povos Indígenas, de 15 a 19 de abril, a GEMED – Gerência de Educação e Cultura da Prefeitura de Naviraí desenvolveu atividades envolvendo alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino. O foco foi aprofundar o conhecimento sobre a história, cultura e arte dos Povos Originários, com destaque para os Povos Indígenas Guaraní Kaiowá de Naviraí e da região do Cone Sul.

Foto: Divulgação

As turmas de alunos do 3º, 4º e 5º anos iniciais do Ensino Fundamental participaram ativamente da temática, explorando os aspectos culturais e históricos desses povos. Através de abordagens educacionais interativas, os estudantes puderam aprender sobre as tradições, costumes e contribuições dos povos indígenas para a sociedade.

Para enriquecer ainda mais a experiência, a temática foi concluída na Escola Vereador Odércio Nunes de Matos com a presença de lideranças indígenas em contexto urbano de Naviraí. A equipe do Projeto Educacional Indígena Apoio Intersetorial da GEMED esteve presente, conversando com os estudantes e compartilhando suas vivências e conhecimentos. Essa interação direta com as lideranças indígenas proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda da realidade e da importância desses povos em nossa sociedade.

Foto: Divulgação

Com essa iniciativa da GEMED, a Prefeitura de Naviraí demonstra um compromisso em promover o respeito, a valorização e a inclusão dos povos indígenas na educação local. Ao celebrar a diversidade cultural, contribui-se para a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos, preparados para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.