GEDEC e UEMS discutem parceria que visa qualificar o comércio na área de alimentação

Roney Minella
    11 de março de 2022
    - Desenvolvimento Econômico
    - Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Naviraí através da GEDEC – Gerência de Desenvolvimento Econômico e Turismo está encaminhando parceria com a UEMS – Universidade Estadual de MS (Unidade de Naviraí), visando o desenvolvimento do projeto de boas práticas de manipulação de alimentos, segurança dos alimentos e reaproveitamento de resíduos alimentares.

O Termo de Cooperação Técnica foi discutido na manhã desta quinta-feira (10-03), no Espaço de Reuniões da GEDEC. Na prática, de um lado o Município quer proporcionar o desenvolvimento do comércio, qualificando funcionários de restaurantes, padarias, sorveterias, lanchonetes, carrinhos de ambulantes e açougues, quanto à correta manipulação dos alimentos, garantindo qualidade ao consumidor.

Reunião na GEDEC discutiu Termo de Cooperação com a UEMS Naviraí visando a realização de projeto sobre boas práticas de manipulação de alimentos. Foto: Roney Minella

Por sua vez, a Universidade Estadual por intermédio do curso de Engenharia de Alimentos estará envolvendo acadêmicos nas aulas práticas e teóricas através do projeto elaborado pela professora Elisângela Serenato Madalozzo.

Para o sucesso da parceria o Município contará com a participação da equipe do Núcleo de Vigilância Sanitária (VISA), que possui contato contínuo e direto com os fornecedores de alimentos, sobretudo, os comerciantes e trabalhadores.

“Nosso foco é o desenvolvimento do comércio, visando garantir a correta manipulação e segurança dos alimentos em estabelecimentos formais e informais. Pela amplitude do projeto da UEMS, também serão contemplados profissionais que atuam em cantinas, cozinhas escolares e/ou hospitalares, instituições públicas que tenham interesse e necessidade de orientação para  melhoria das condições higiênicas e de qualidade dos produtos alimentícios”, informou Eugênio Guedes.

Participaram da reunião, o gerente da GEDEC Eugênio Guedes (à esquerda); representando a UEMS/Naviraí, a gerente da Unidade Inês de Souza Barba, a coordenadora e os professores do Curso de Engenharia de Alimentos Silvia Benedetti, Elisângela Madalozzo e Mário Cézar Mano, respectivamente; a médica veterinária da GEDEC Ana Paula Neto; e da Visa Municipal o gerente, médico veterinário José Mário Fernandes (à direita), e Cristiane da Costa Vazon.

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432)