Encontro Regional de Economia Criativa em Naviraí reuniu criativos locais e de outros quatro municípios

16 de setembro de 2023
    - Cultura

Naviraí sediou na quinta-feira (14/09), o Encontro Regional de Economia Criativa que foi realizado na ACEN – Associação Comercial e Empresarial. O evento foi promovido pela SETESCC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania por meio da Superintendência de Economia Criativa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Naviraí, SESC e SEBRAE-MS. Participaram do encontro, empreendedores locais e representantes dos municípios de Itaquiraí, Ivinhema, Japorã e Mundo Novo.

Foto: Roni Silva

O objetivo do encontro foi ouvir os criativos da região, proporcionando um espaço para discutirem temáticas relevantes, como mercado, qualificação, marcos legais, financiamento e meio ambiente. Durante o evento, os participantes trabalharam os eixos temáticos, elaborando propostas específicas para a região, que serão adicionadas às demais propostas dos outros sete encontros regionais. O objetivo final é a elaboração de um Plano Estadual de Economia Criativa, abrangente e com metas definidas até 2030, que englobe e contemple os 79 municípios do Estado.

Foto: Roni Silva

Para a superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Telma Minari, a realização do Encontro Regional Sul de Economia Criativa tendo Naviraí como sede será um marco para a região e deve impulsionar a cadeia produtiva do setor. “A realização desse encontro foi de extrema importância para a região, especialmente para os empreendedores que vivem do criativo”, disse.

O evento contou ainda com apresentações culturais e também estiveram presentes os gerentes Luiz Alberto Ávila Silva Júnior (Meio Ambiente), Tatiane Morch (Educação e Cultura), do chefe de Gabinete, Rafael Rosa, do presidente da ACEN, Mario Nevo e do presidente do Conselho de Cultura de Naviraí, Admilson Santana Vieira.

Além de Naviraí, o município de Corumbá também já recebeu a etapa do Encontro Regional de Economia Criativa. Os próximos encontros regionais ocorrerão em Ponta Porã (20/09), Campo Grande (27/09), Rio Verde (17/10), Bonito (07/11), Dourados (17/11) e Três Lagoas (21/11). Dessa forma, será possível coletar informações, propostas e experiências de todas as regiões, fortalecendo a economia criativa de cada município e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado como um todo.