Encontro debate a integração de Naviraí na Rota Aquática dos Pioneiros

17 de janeiro de 2023
    - Meio Ambiente

Reunião que ocorreu na sexta-feira, 13 de janeiro, debateu a possível integração de Naviraí a Rota Aquática dos Pioneiros, trilha aquática de longo curso com quase 400 quilômetros, criada com o objetivo de conectar as unidades de conservação do Rio Paraná e de seus afluentes.

O encontro contou com a presença do titular da Gerência Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí e equipe, além da gestora e proprietária da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ernesto Vargas Baptista, que fica no município de Eldorado-MS.

Na ocasião a gestora da RPPN Ernesto Vargas Baptista, Ana Luzia Batista Abrão e  Alex Walber, tiveram a oportunidade de conhecer melhor as Unidades de Conservação de âmbito Federal, Estadual e Municipal presentes em Naviraí, que além de engrandecer o município, representam grandes desafios de gestão, dada a extensão dessas áreas que, direta ou indiretamente, são interligadas e se conectam ao Rio Paraná.

A Rota dos Pioneiros é a maior trilha aquática do Brasil, no Rio Paraná, que envolve voluntários, funcionários municipais, empresas de turismo, gestores de Unidades de Conservação, pescadores e outras pessoas interessadas no ecoturismo. Durante o encontro vislumbrou-se possibilidades de ações conjuntas entre a Prefeitura de Naviraí, a RPPN Ernesto Vargas Baptista e seus parceiros, em prol do meio ambiente e do desenvolvimento territorial sustentável.

O titular da Gerência Municipal de Meio Ambiente de Naviraí ressaltou que “é sempre bom destacar a importância do diálogo dos gestores ambientais para com os parceiros das áreas protegidas, onde formamos um contexto de colaboração em prol da gestão sustentável do território”.

Para a gestora da RPPN Ernesto Vargas Baptista “as impressões são positivas, com destaque para as interessantes iniciativas da Prefeitura de Naviraí em prol do desenvolvimento territorial sustentável, tais como possuir um setor totalmente dedicado às Unidades de Conservação e também possuir procedimentos específicos para realizar efetivas medidas para a compensação ambiental de áreas de Reserva Legal”.