Em Naviraí, estudantes utilizam a moeda social do Recicla Verdinho para comprar alimentos saudáveis na feira

5 de julho de 2023
    - Desenvolvimento Econômico
    - Educação
    - Meio Ambiente

Alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Prof. Milton Dias Porto, em Naviraí, protagonizaram um momento especial no domingo (02/07), ao participarem da primeira troca de moeda social do Projeto Recicla Verdinho por alimentos saudáveis na Feira do Galo. Por meio do projeto, os estudantes entregaram à escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas PET ou recipientes plásticos, e receberam “verdinhos” em troca, que puderam ser utilizados para adquirir produtos provenientes da agricultura familiar na feira.

Foto: Roni Silva

O Recicla Verdinho é uma iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN), a empresa Ciarama Máquinas e o Sebrae/MS, através do programa Cidade Empreendedora. O objetivo é incentivar o consumo consciente e a educação ambiental, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar local.

Foto: Roni Silva

A prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, destaca que a iniciativa do Projeto Recicla Verdinho é uma forma de incentivar as crianças a adquirirem hábitos alimentares saudáveis e de envolver os pais nesse processo. “O Sebrae trouxe essa proposta e já podemos ver o brilho nos olhos das crianças. O projeto possui um objetivo abrangente: contribuir para o meio ambiente e, ao mesmo tempo, incentivar as crianças a consumirem verduras. Estamos muito gratos aos feirantes que aderiram ao projeto, pois eles estão fazendo parte dessa transformação”, disse a Chefe do Executivo Municipal.

Foto: Roni Silva

O material reciclável coletado pelos alunos será doado para a Cooperativa Recicla Naviraí, composta por aproximadamente 25 cooperados e o valor dos produtos fornecidos para as crianças será repassado integralmente aos produtores pela empresa Ciarama, promovendo o fortalecimento da economia local e incentivando a agricultura familiar. Os alunos contam com cerca de 20 pequenos produtores da região inscritos no projeto para a troca de sua moeda por itens de alimentação.

Este projeto visa promover a sustentabilidade, incentivar a reciclagem e proporcionar uma alimentação mais saudável para as crianças. A iniciativa fortalece o compromisso com a educação ambiental, o consumo consciente e o desenvolvimento econômico local. (***Com informações de Nayara Tiago, da Agência Sebrae de Notícias)