Em Brasília, prefeita de Naviraí participa de mobilização na CNM por solução para pagar piso da enfermagem

1 de junho de 2023
    - Imprensa e Comunicação

A prefeita de Naviraí participou em Brasília na terça-feira (30/05), da Reunião Ampliada do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM) onde, entre outras pautas, os prefeitos de todas as regiões buscam por soluções para o pagamento do piso salarial da enfermagem.

Uma das alternativas sugeridas pela CNM aos prefeitos e prefeitas, é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que amplicará em aumento 1,5% no FPM – Fundo de Participação dos Municípios. A expectativa da CNM é que esse incremento resulte em uma arrecadação dos R$ 10,5 bilhões necessários para garantir o pagamento do piso da categoria de forma permanente.

A prefeita de Naviraí ressaltou que é totalmente favorável que os profissionais da enfermagem recebam o piso salarial “pois eles dão suas vidas para atenderem nossos pacientes. Porém, o Governo Federal precisa auxiliar de verdade os municípios em relação ao custeio, para que possamos pagar nossos servidores. Estamos aqui defendendo os enfermeiros. Essa também é nossa luta pela valorização da Saúde”, disse a Chefe do Executivo Municipal.

O pagamento do piso ainda depende da conclusão da votação no Supremo Tribunal Federal. O julgamento está parado desde o pedido de vista feito pelo ministro Gilmar Mendes há uma semana.