Educação de Naviraí inicia o Ciclo de Formação do Programa Diálogos Socioemocionais de 2023

11 de julho de 2023
    - Educação

A Gerência Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de Naviraí, por meio de sua coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental Anos finais, iniciou no dia 03 de julho, o “I Ciclo de Formação do Programa Diálogos Socioemocionais do ano de 2023”, realizado em parceria com a SED/MS – Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

O Programa teve início no ano 2022 com implementação em duas escolas pilotos, Milton Dias Porto e José Carlos da Silva, tendo como formadora a psicóloga da Rede Municipal, Alessandra de Lima. Neste ano de 2023 será implantado em mais duas escolas, Maria de Lourdes Aquino Sotano e José Martins Flores.

Fotos: Divulgação

Os diálogos socioemocinais têm como objetivo dialogar e refletir sobre os princípios teóricos e metodológicos, assim como ações práticas que embasam a concretização de sua Proposta Educacional, a fim de que os professores sejam repertoriados para mediar a implementação nas escolas da Rede Municipal.

A proposição dos diálogos visa potenciar o trabalho já desenvolvido pelas escolas e professores da Rede, à partir dos diversos componentes curriculares, por estar alinhada à BNCC – Base Nacional Comum Curricular e as competências gerais nela contidas.

Para tanto, o programa utiliza metodologias específicas e instrumentos avaliativos e de acompanhamento, colaborando para o desenvolvimento pleno do estudante, fortalecendo o protagonismo estudantil e promovendo ações formativas intencionais com o intuito de levar os estudantes a conhecer, refletir e desenvolver suas competências socioemocionais, fundamentais para seu desenvolvimento pleno como cidadãos.