Contribuinte pode doar parte do IR 2021 para projetos sociais de Naviraí

Contribuinte pode doar parte do IR 2021 para projetos sociais de Naviraí
  • Redação:
    Roney Minella
  • Publicação:
    2 de março de 2021
  • Orgãos Municipais:
    - Orçamento e Contabilidade
  • Compartilhe!

Programa permite destinação de até 6% do valor total do imposto para instituições de assistência às crianças, adolescentes e idosos

 

Especialistas da área econômica informam que acaba de ser iniciado o período de Declaração do Imposto de Renda de 2021 e, muitos, já estão preocupados pelo que terão que pagar ou ansiosos contando com o valor a ser restituído.

 

“O contribuinte pode destinar uma parte do imposto que já pagou para projetos sociais que assistam crianças e adolescentes ou idosos”, informa o economista sul-mato-grossense Carlos Alberto Vitoratti.

 

Ele acrescenta que a Receita Federal permite direcionar parte do que já foi pago, até 6%, para os projetos, porém, é o contribuinte que vai informar em que cidade ou estado este recurso deve ser aplicado, ao invés desse valor ir para uma conta única da União.

Imagem: Contribuinte pode doar parte do IR 2021 para projetos sociais de Naviraí, 2021 - Assessoria de Imprensa

Em 2020, foram doados em todo Brasil menos de R$ 100 milhões e o potencial era de mais de R$ 7 bilhões. “Parece-me que a falta de informação pode ter sido um dos entraves que impossibilitaram um maior número de contribuintes participarem das doações”, analisa o economista.

 

COMO FAZER A DOAÇÃO

 

No momento do preenchimento da Declaração do IR, o contribuinte pode até escolher para qual fundo doar. Não é liberado, porém, selecionar uma entidade específica.Do limite de 6%, a Receita permite a destinação de 3% para cada fundo. Depois de selecionada a doação, o sistema emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Essa guia tem de ser paga pelo contribuinte até 30 de abril.

 

O gerente municipal da Prefeitura de Naviraí Renato Napolitano (Contabilidade) destaca que o cidadão tem a oportunidade ímpar de destinar uma parte do imposto que já pagou para ajudar a realizar projetos sociais. “O imposto doado será destinado para o FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), mas, sem alterar o valor líquido a receber ou a pagar no Imposto de Renda. Até mesmo quem recebe restituição pode doar, pois, houve imposto de renda pago ao longo do ano”, sugere Napolitano.

Imagem: Contribuinte pode doar parte do IR 2021 para projetos sociais de Naviraí, 2021 - Assessoria de Imprensa

Gerente Renato Napolitano (Contabilidade).

O gerente reforça que é fácil realizar a doação e orienta aos contadores e proprietários de escritório de contabilidade que incentivem seus clientes a participarem das doações. “Basta apenas fazer a declaração completa do Imposto de Renda incluindo a doação. Ao preencher o formulário o contribuinte ou contador fará a opção pela destinação de até 3% do imposto ao FMDCA. Como dissemos, isto pode ser feito sem problema nenhum também na restituição”, reitera Renato Napolitano.

 

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS nº 1.432)