Combate ao trabalho infantil é tema de encontro realizado em Naviraí

31 de maio de 2023
    - Assistência Social

Aconteceu nas dependências da Casa do Trabalhador nesta quarta-feira (31/05), um Encontro sobre Combate ao Trabalho Infantil. O evento foi realizado pela Prefeitura de Naviraí (por meio da GEAS – Gerência de Assistência Social) e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da SEAD – Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos.

Objetivo do encontro foi informar e sensibilizar o público presente sobre o trabalho infantil e a importância do trabalho integrado (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

O encontro teve como público-alvo técnicos dos serviços socioassistencias/SUAS, das políticas intersetoriais e doSistema de Garantia dos Direitos das crianças e adolescentes.

O objetivo do encontro foi informar e sensibilizar o público presente sobre o trabalho infantil e a importância do trabalho integrado, envolvendo os atores afetos à prevevenção e erradicação do trabalho infantil e a garantia de direitos de crianças e adolescentes do município de Naviraí.

Durante o encontro foram ministradas duas palestras. Pela manhã os participantes assistiram palestra que debateu o Trabalho Infantil x Atendimento em Rede, que teve como tema “O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”. As palestrantes foram as técnicas de referência do PETI, da CPSE – Coordenadoria de Proteção Social Especial e SUPAS – Superintendência da Política de Assistência Social da SEAD.

A segunda palestra que ocorreu durante o encontro realizado nesta quarta-feira em Naviraí, teve como tema “Atribuições do MPT/MS – Ministério Público do Trabalho”, que foi ministrado pela Procuradora do MPT/MS, Dra. Cândice Gabriela Arósio, que sanou as dúvidas e promoveu a troca de experiências entre os presentes.

O encontro também foi uma intervenção da educação permanente no SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que busca promover capacitações em rede para melhoria e qualificação dos serviços.