Bairro Boa Vista recebe pesquisa sobre condições de saúde bucal dos moradores

5 de maio de 2022
    - Saúde

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza neste mês de maio, a Pesquisa Nacional de Vigilância em Saúde Bucal, que faz parte do Projeto SB Brasil. O objetivo é monitorar e acompanhar as condições de saúde bucal da população, identificando doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismo dentário, necessidade de tratamento de urgência e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida.

Em Naviraí, o setor censitário escolhido pela coordenação do projeto foi a área pertencente ao bairro Boa Vista. Esta é a primeira vez que a Saúde do município é selecionada para integrar o estudo. Através da pesquisa será feito um levantamento epidemiológico de modo articulado à Coordenação-Geral de Saúde Bucal, com apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde.

O levantamento na área do ESF Boa Vista foi iniciado esta semana, com visitas domiciliares feitas em duas etapas. A equipe de campo, que realiza as entrevistas com os moradores é composta por uma Dentista, uma auxiliar de Saúde Bucal e uma Agente Comunitária. Os dados coletados irão auxiliar no aprimoramento de políticas públicas no âmbito da saúde bucal.

A Gerente de Núcleo de Assistência Odontológica, Kátia Akemi da Rocha Ujihara Salem, reforça que é importante que os moradores do Bairro Boa Vista recebam a equipe de trabalho de campo, que está identificada com crachá e colete do SB Brasil. Desta forma eles poderão realizar um levantamento epidemiológico eficiente, que irá proporcionar futuras ações de promoção, prevenção e tratamento odontológico, conforme a necessidade da população.