Assistência Social realiza Ceia de Natal para pessoas em situação de Rua

26 de dezembro de 2022
    - Assistência Social

Na semana que antecedeu o Natal, a Gerência de Assistência Social da Prefeitura de Naviraí realizou uma Ceia Natalina para pessoas em situação de rua. A iniciativa foi do Serviço Especializado em Abordagem Social, que tem por objetivos a construção do processo de saída das ruas, possibilitar condições de acesso à rede de serviços e benefícios assistenciais, identificar famílias e indivíduos com direitos violados, além de promover ações para a reinserção familiar e comunitária.

A realização de Ceia Natalina foi pensada objetivando oportunizar o resgate da autoestima desse público atendido durante o ano pela equipe e que muitas vezes é invisível aos olhos da sociedade. A Chefe do Executivo Municipal e as titulares da Gerência de Assistência Social e Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres compareceram ao ato de Natal.

No município de Naviraí, o serviço é ofertado pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), equipamento vinculado à Gerência de Assistência Social, desde janeiro de 2022. Uma equipe de técnicas (assistente social, pedagoga, psicóloga) e um motorista, circulam pelas ruas da cidade no período noturno e prestam atendimentos, realizam encaminhamentos e orientam pessoas que estejam em situação de rua ou de passagem pelo município.

De janeiro a dezembro de 2022, a equipe realizou 4.343 abordagens, que resultaram em encaminhamentos para a rede de saúde, resgate aos direitos de cidadania, fortalecimento dos vínculos familiares e, ainda, a possibilidade de novas oportunidades. Atualmente são 33 pessoas cadastradas como situação de rua, que além das orientações, recebem refeições, sempre que necessário.