Assistência Social da Prefeitura de Naviraí participa de oficina de intercâmbio entre famílias do Brasil e Paraguai

Assistência Social da Prefeitura de Naviraí participa de oficina de intercâmbio entre famílias do Brasil e Paraguai
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    14 de maio de 2024
  • Orgãos Municipais:
    - Assistência Social
  • Compartilhe!

A Gerência de Assistência Social da Prefeitura de Naviraí participou de uma oficina virtual de intercâmbio entre famílias do Brasil e do Paraguai, que teve como objetivo compartilhar as boas práticas parentais desenvolvidas para crianças de 0 a 3 anos de idade, que são atendidas através do Programa Criança Feliz/ Primeira Infância SUAS.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Em Naviraí a oficina ocorreu no plenário da Câmara Municipal, onde a coordenação do Programa Criança Feliz reuniu mães que são beneficiárias do programa. Durante a oficina virtual, foi enfatizado a importância do fortalecimento dos vínculos afetivos entre a criança e a mãe cuidadora, abordando os casos que tem alcançados as metas propostas nos dois países. Esses laços são essenciais para o desenvolvimento saudável da criança, pois proporcionam segurança emocional e um ambiente propício para o aprendizado e a descoberta.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Atualmente, o Programa Criança Feliz atende 117 beneficiárias, entre gestantes e crianças, por meio de visitas domiciliares e orientações sobre o desenvolvimento infantil, utilizando atividades lúdicas. Para a Gerente de Assistência Social, Lucinéia Pulquério Garcia, “o intercâmbio entre famílias do Brasil e do Paraguai foi fundamental para destacar a importância da troca de experiências entre as mães atendidas pelo programa, que visa apoiar o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, além de facilitar o acesso a políticas públicas e serviços essenciais como educação, saúde e lazer”.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Essa iniciativa da Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Assistência Social, evidencia o compromisso da Administração Municipal em promover o desenvolvimento saudável das crianças desde os primeiros anos de vida. Através desta ação, as mães atendidas pelo Programa Criança Feliz em Naviraí, tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências com famílias do país vizinho e fortalecer seus conhecimentos sobre cuidados parentais adequados.